principais doenças oculares que causam cegueiraAssim como qualquer outra parte do nosso corpo, os olhos também podem contrair doenças. Em muitos casos, as pequenas irritações e mudanças na visão podem ocasionar quadros mais graves, como a cegueira. Por isso, a importância de conhecer doenças oculares e suas características.

Algumas delas estão relacionadas à condição de diabéticos. Outras ocorrem comumente com o aumento da idade. E há aquelas que são causadas por questões genéticas.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 doenças nos olhos e que podem comprometer a visão. Confira!

1. Glaucoma

Considerada a maior causa de casos de cegueira no mundo, o glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico. Um aumento na pressão intra-ocular causa perda de fibras nervosas do disco óptico compromete o fluxo de informações visuais para o cérebro.

Esse tipo de falha pode se apresentar em forma de visão turva, pupilas dilatadas, dor ocular e, se não for tratado a tempo, pode causar a perda da visão.

O glaucoma geralmente se desenvolve em pessoas míopes, hipertensas, diabéticas e com histórico familiar da doença. Há tratamento por meio de colírios e cirurgia. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o controle da doença.

2. Degeneração Macular

A mácula é uma pequena região da retina que desempenha função essencial na formação de imagens. Quando essa área sofre um processo de alteração celular sem ter sido causado por uma inflamação ou infecção, dá-se o nome de degeneração macular.

Essa doença pode ser ocasionada pelo aumento da idade (geralmente acima de 50 anos), fumo, obesidade e histórico familiar. Um sintoma característico da degeneração macular é visão embaçada e uma mancha escura que cobre a  visão central. Essa doença é irreversível.

3. Retinopatia diabética

Os portadores de diabetes devem tomar cuidado com a visão. Isso porque a retina pode ser afetada pela alta concentração de açúcar (glicose), esta não processada pelo organismo diabético. O acúmulo de glicose nos pequenos vasos sanguíneos da retina pode até gerar a cegueira.

LEIA TAMBÉM:  4 razões para visitar seu oftalmologista ainda hoje

Essa doença pode ser bastante silenciosa, e muitos pacientes podem até não apresentar sintomas. Por isso, pessoas diabéticas precisam consultar o oftalmologista com mais frequência, de preferência de 6 em 6 meses.

A retinopatia diabética possui tratamento. Com sessões de fotocoagulação a laser é possível desarticular vasos sanguíneos que estão mais suscetíveis a hemorragias.

Outra opção de tratamento é através de injeção intra-vítrea de substâncias anti-angiogênicas, capazes de melhorar o edema macular diabético.

4. Catarata

O cristalino é considerado a lente natural do olho. Ele fica atrás da pupila e é fundamental para formação das imagens que são transmitidas ao cérebro. Quando o cristalino se torna opaco, temos a catarata.

Essa doença geralmente causa a perda da visão, em especial nas pessoas com mais de 60 anos. Ela pode se desenvolver em casos de inflamações oculares e traumatismos.

Felizmente, a catarata tem cura. Por meio de uma cirurgia de substituição do cristalino por uma lente intra-ocular é possível ter a visão de volta.

Essas foram algumas doenças oculares que podem causar cegueira. Alguns sintomas podem sinalizar que a saúde dos nossos olhos não vai bem. Por exemplo, a síndrome do olho vermelho é muito comum e pode ser causada por bactérias. Sempre é importante ficar atento a esses sinais para evitar a perda da visão.

Quer verificar como está a saúde dos seus olhos e prevenir doenças oculares? Então, descubra como o exame de ultrassonografia ocular pode ajudar nisso!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!