5 sintomas de inflamação nos olhosA visão é um sentido muito importante para que se tenha uma boa qualidade de vida, não concorda? Afinal de contas, o ser humano acabou naturalmente desenvolvendo uma dependência muito grande de sua capacidade visual para realizar até as tarefas mais simples, o que faz com que qualquer incômodo nos olhos traga graves consequências. No entanto, muitas vezes não conhecemos bem os sintomas das patologias que podem afetar nossa visão, o que nos impede de tratá-los adequadamente.

Pois um dos problemas mais comuns é a famosa inflamação, que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes. E a verdade é que muitas pessoas acabam sentindo esse tipo de desconforto no dia a dia e deixando isso de lado, o que é um erro. Mas o que realmente deve ser feito? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o artigo a seguir e conheça direitinho os principais sintomas da inflamação nos olhos:

Dor

Por serem muito ricos em terminações nervosas, os olhos são estruturas muito sensíveis e delicadas — não é à toa que sempre temos o impulso de protegê-los em qualquer situação de perigo! Sua importância na relação do individuo com o meio ambiente e sua íntima ligação com o cérebro demandam essa alta quantidade de células nervosas em sua estrutura. Por isso, praticamente qualquer alteração no globo ocular causa dor. E com a inflamação não seria diferente.

Sensação de cisco

É muito comum que eventualmente caiam ciscos em nossos olhos, especialmente com a poeira e as impurezas das grandes cidades. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxilio de soro fisiológico, no entanto, se a sensação de cisco for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de arranhão de córnea. E essa situação causa inflamação e merece atenção especial, indicando a necessidade da procura de um oftalmologista o quanto antes.

LEIA TAMBÉM:  Descubra como melhorar a visão com uma boa alimentação

Vermelhidão

olho vermelho 2Os olhos também são altamente vascularizados, ou seja, possuem grande quantidade de vasos levando e trazendo sangue de suas estruturas. Em geral, áreas de grande importância fisiológica são assim, mas isso traz um sintoma importante no caso de uma inflamação: a vermelhidão. Se seu globo ocular estiver muito vermelho, especialmente por um período mais longo, isso pode ser um sinal de inflamação.

Sensibilidade à luz

Outro sintoma da inflamação é a sensibilidade à luz. Chamada de fotofobia, esse é um sinal clássico de diversos problemas oculares. Com a inflamação, os olhos estão mais sensíveis e qualquer iluminação mais forte pode se tornar incômoda. No entanto, não basta proteger a vista e ficar em locais mais escuros, viu? Esse é um alerta de maior gravidade, indicando a necessidade de procurar por um especialista.

Perda de visão

As inflamações mais graves podem chegar a fazer com que o individuo tenha uma temporária perda de visão. Esse é um grande sinal de alerta, pois mostra que o problema está atingindo o nervo óptico. Aí não dá para esperar, sendo indispensável procurar um serviço de emergência. Outros sinais de gravidade são febre alta, abaulamento dos olhos, falta de ar, inchaço no rosto e dor grave.

As causas podem ser diversas, mas devemos ter em mente que essas são estruturas pra lá de sensíveis, que merecem todo o nosso cuidado. Então fique atento ao que seus olhos têm mostrado e não se esqueça de comentar aqui para nos contar se já sentiu algum desses sintomas! Que tipo de atitude tomou? Aproveitou para visitar seu oftalmologista? Compartilhe suas experiências conosco!

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.
  • Pingback: O que é esclerite? - Clínica de Oftalmologia Integrada()

  • Betinho

    Muito boa noite, tenho um amigo que teve uma inflamação no olho esquerdo, como ele estava enxergando bem não se preocupou em procurar cuidados de um especialista, pouco tempo depois a inflamação agravou e perdeu a visão parcial no olho esquerdo e agora a visão do olho direito esta comprometida também quase não enxerga nada já não dirigi mais e só reconhece as pessoas a uma distância muito curta, preocupante!

    • Leideana Santos

      Me deixou com medo ? sinto tudo isso nos olhos

      • Betinho

        Procure um profissional o quanto antes.

  • Fábio Pontes

    meu filho esta ha dois anos com irritação ou inflamação nos olhos, no inicio parecia ser por renite, mas tomava remedios, anti alergicos, colirios e outros, melhorava e voltava, o olho dele ja ficou um menor que o outro, foi ao medico essa smn, disse q iria encaminhar para um hospital especializado em Sorocaba, para ver a q ele é alergico, ele nao tem os olhos vermelhos, mas globo ocular direito ficou bem mais escuro q o outro, e o olho lacrimeja muito, alguma dica?

  • Pingback: Tire sua dúvida: chorar faz bem ou mal aos olhos?()

  • Kleyton

    Eu tenho todos esses sintomas

  • Kleyton

    Todos esses 5 sintomas aí eu tenho qual remédio devo tomar é como devo lavar

  • Meyre Silva

    eu to com todos os simtomas o oftalmo me passou um colirio que estou usando por 7 dias mais arde bastante quando coloco é normal

  • Cris

    Eu tenho isso há mais de 15 anos. Vai e volta. Dói muito. Mas até hoje não afetou a minha visão. E nenhum médico descobriu o que causa isso.

  • Peu Santos

    Bateu uma pedra no meu olho , perdir
    a visão do olho direito , fiz a cirurgia da retirada da pedra e a cirugia de catarata ,.mas ja faz 10 meses e meu olho continua muito vermelho e iritado ,será q é normal ,será q corre risco de passar por o outro olho se for uma infecção? Quem poder me informar ‘ Agradeco”

  • Pingback: Olhos inchados: entenda o que esse sintoma pode significar – Oftalmologia Brito()

  • Joelma Lopes Ferreira de Medei

    Tive uma conjuntivite depois de 35 não melhorou minha visão foi afetada… Procurei um oftalmo ele não conseguiu descobrir… Gastei os olhos da cara com exames pra ele dizer q a conjuntivite foi só coincidência… Até início de catarata fui diagnosticada por ele. Eu não satisfeita procurei outro e de imediato descobriu q minhas córneas estavam lesionadas… Sinto areia nos olhos muita sensibilidade a luz do dia coceira, ardência… Estou em tratamento a 10 dias … Infelizmente não vejo melhora… Estou desesperada… Estou usando Predimild, liposic,optive e usei por 10 dias besivance… Não consigo ler… Desespero total.