Como estão seus olhos? A pergunta pode parecer estranha, mas, assim como outras partes do nosso corpo necessitam de atenção, precisamos ter cuidados diários com os olhos. Dessa forma, somos capazes de prevenir irritações e doenças.

No entanto, como podemos cuidar da saúde ocular?

Incorporando simples atitudes no nosso cotidiano. Quer saber de que modo isso pode ser feito? Acompanhe o post de hoje, que contém dicas relevantes sobre cuidados com os olhos.

1. Não se esqueça dos óculos escuros

Assim como é necessário passar protetor solar na pele, também é essencial usar óculos escuros. Além de trazer conforto para a visão, os óculos escuros previnem doenças, como a ceratite, uma lesão na córnea ocasionada devido à exposição à luz ultravioleta, sem a devida proteção.

Tomar sol desprotegido pode contribuir, ainda, para o surgimento da catarata principalmente em pessoas com mais idade. Mas tenha atenção ao comprar óculos escuros! As lentes deles devem ser de qualidade, com proteção contra os raios UVA e UVB e jamais podem ser adquiridos em camelô.

2. Tenha cuidado ao tocar nos olhos

Os olhos são muito sensíveis. Por isso, antes de tocá-los, lave as mãos, pois mãos sujas podem provocar infecções, como a conjuntivite. Para evitar problemas nos olhos, é importante não compartilhar toalhas e fronhas com outras pessoas.

Atente-se também ao coçar os olhos, porque a pressão que os dedos fazem sobre eles pode ocasionar vermelhidão e até descolamento de retina. Se você estiver incomodado com a coceira, utilize soro fisiológico para lavá-los. Caso o incômodo persista, procure um oftalmologista.

Obs.: se você utiliza lentes de contato, preste muita atenção quando for manuseá-las. Ao colocá-las ou retirá-las, lave bem as mãos. Saiba que as lentes somente devem ser lavadas com o líquido próprio para sua utilização. Dessa forma, nunca as lave com água, certo?

LEIA TAMBÉM:  Tremor nos olhos: fique atento a esse problema

3. Retire toda a maquiagem antes de dormir

As mulheres costumam caprichar nos olhos quando o assunto é maquiagem. É claro que não há problema em se maquiar, mas é importante que tudo o que foi usado (base, sombra, rímel, lápis) seja retirado antes de dormir. A maquiagem pode soltar partículas nos olhos que causam irritação e até inflamação nas pálpebras.

Por falar em maquiagem, não utilize produtos que estiverem com o prazo de validade vencido, combinado?

4. Evite ficar muito tempo em dispositivos eletrônicos

A atenção fixa por um tempo prolongado em telas de smartphones, tablets e computadores prejudica a saúde ocular. Com isso, os olhos ficam muito secos, podendo até desencadear a chamada síndrome do olho seco, situação em que há dificuldade na produção de lágrimas.

Por esse motivo, é essencial piscar bastante (muita gente se esquece disso) e fazer intervalos regulares para descansar a visão.

5. Só utilize colírios prescritos pelo oftalmologista

Se sentir algum desconforto na visão, não utilize o colírio que seu amigo recomendou. Visto que cada colírio tem uma indicação específica, só o médico especialista pode prescrever o que é indicado para você.

6. Consuma alimentos amigos da saúde ocular

Alguns nutrientes, como vitaminas A, C, D e zinco, contribuem para a saúde dos olhos. Portanto, consuma cenoura, laranja, verduras verde-escuras e ovos. Alimentos ricos em ômega 3, como salmão e atum, também são recomendados. Já a luteína e a zeaxantina, substâncias antioxidantes presentes na gema do ovo, previnem a catarata.

Os cuidados diários com os olhos garantem um conforto maior para sua visão e previnem a fadiga e outras patologias. Além disso, é necessário também ir ao oftalmologista regularmente para a realização de exames mais específicos.

Para ter olhos mais saudáveis, comece agora mesmo a seguir essas recomendações e curta a nossa página no Facebook para acompanhar outros artigos!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista e confiança regularmente!