smiling beautiful young woman in summer capO verão está chegando e nós estamos sempre mais preocupados com a qualidade da nossa forma física, com a cor da nossa pele ou até com a saúde dos nossos cabelos, do que com outra parte do corpo que nem lembramos que também pode se lesionar nesta época do ano: os olhos. Os cuidados com os olhos no verão podem ser muito mais importante do que imaginamos, por isto preparamos aqui para você algumas dicas para passar por esta época do ano sem ter problemas com a visão!

Use óculos escuros e cuide de seus olhos no verão

Os óculos escuros são utensílios essenciais para a saúde dos seus olhos no verão. São eles que protegem da ação direta dos raios de sol na retina e no tecido do globo ocular, evitando queimar ou lesionar esta região. Por serem considerados extremamente importantes para a proteção dos olhos, a procedência dos óculos deve ser de extrema confiança, por isto é necessário ter cuidado com o local onde estes produtos são adquiridos. Prefira óculos adquiridos em óticas e em lojas conhecidas e que têm experiência com estes produtos. Evite comprar óculos de camelôs ou de vendedores ambulantes de praia: óculos com lentes falsificadas ou sem proteção podem agravar ainda mais a ação dos raios solares.

Fique atento ao sal do mar ou aos produtos químicos da piscina

O mar e a piscina também podem ser vilões da saúde dos olhos no verão, já que eles são ricos em sal e produtos químicos que podem entrar em contato com o globo ocular e irritar a região, podendo causar até conjuntivite. Para evitar ter problemas com estes compostos, não se esqueça de lavar os olhos após sair da água, de preferência com um colírio lubrificante, e evite coçar a região para não aumentar a irritação. Para piscinas alguns especialistas recomendam o uso de óculos de natação, especialmente em crianças que passam muito tempo se divertindo nestes ambientes, para evitar infecções ou irritações desnecessárias.

Use bonés e chapéus: eles podem ajudar

proteção recomendada por oftalmologistasOs óculos de sol podem contar com a ajuda de outros utensílios que podem proteger os olhos da ação dos raios solares: os bonés e chapéus. Estes materiais ajudam a aumentar a sombra na região dos olhos, diminuindo a ação dos raios diretamente no globo ocular e promovendo mais conforto para quem está exposto diretamente ao sol. Não se esqueça de levar um boné ou um chapéu para um dia de praia ou piscina.

Tenha cuidado com filtros solares

Muito cuidado com a aplicação de filtros solares no rosto. Sabemos que este é um produto essencial para proteger o tecido cutâneo, especialmente na região próxima aos olhos, mas ele precisa ser aplicado com bastante cautela para não cair para dentro do globo ocular, causando irritações. Alguns tipos de filtro solar são elaborados para irritar menos os olhos, podendo se tornar boas opções para crianças ou indivíduos que costumam apresentar reações alérgicas. Caso você observe alguma situação de irritação com o filtro solar não é preciso se preocupar: basta passar um pouco de colírio lubrificante ou água corrente para aliviar o ardor e limpar a região.

LEIA TAMBÉM:  5 cuidados com os olhos no clima seco

Tenha atenção aos grãos de areia ou pedacinhos de folha ou poeira que entram nos olhos

Temos uma tendência natural em coçar os olhos quando algo entra no globo ocular e começa a irritar a região. Mas todo o cuidado é pouco para a retirada destes pequenos ciscos que entram nos olhos, já que quanto mais movimentado ele é, maior é o risco de arranhar ou lesionar a superfície ocular. Se você sentiu que um cisco entrou no seu olho, evite coçar! Mantenha o olho fechado até alcançar um colírio lubrificante, que deve ser aplicado na região para estimular a saída do cisco. Não percebeu melhora? Procure imediatamente um pronto socorro para que o médico remova este cisco em um ambiente esterelizado e com mais segurança. Em algumas situações pode ser necessário o uso de tampão por, aproximadamente, 24h.

pós operatório de catarata

Limpe bem o suor do rosto

É muito comum suarmos muito no verão, já que os dias são muito quentes e úmidos. O suor, por sua vez, pode escorrer pelo rosto e cair para dentro da pálpebra, atingindo a região ocular. Para evitar este problema conte com ajuda de faixas de rosto para atividades físicas, ou até mesmo de toalhinhas, para evitar que o excesso de suor irrite seus olhos no verão.

Agora que você aprendeu como cuidar dos olhos no verão, já está pronto para encarar os dias mais quentes do ano com mais tranquilidade e saúde! Tem mais alguma dica que você gostaria de compartilhar para ajudar a proteger os olhos em dias quentes? Deixe um comentário!

E não esqueça : visite o seu oftalmologista de confiança regularmente, pois o melhor remédio é a prevenção !

Ricardo Filippo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.