Catarata-ja-existe-tratamento-com-coliriosA catarata é uma patologia que atinge o cristalino, uma lente natural de nossos olhos, cuja função é receber os raios luminosos que entram através da íris e os convergem para chegar até a retina. É a doença com maior responsabilidade sobre os casos de cegueira no mundo, responsável por quase 50% dos mesmos e o procedimento mais comum para tratá-la é a cirurgia de facoemulsificação.

Mas já existe tratamento com colírios? Nesse artigo vamos responder a essa pergunta, além de trazer outras informações sobre a catarata, como: fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é a catarata?

O cristalino é uma lente natural biconvexa que recebe os raios luminosos. A catarata é uma condição ocular que deixa o cristalino opaco (embaçado), fazendo com que a luz não chegue de maneira adequada até a retina. É uma doença que, geralmente, se agrava aos poucos e na maioria dos casos a pessoa só procura um médico especialista quando já perdeu boa parte da visão e está com a doença num estágio bem avançado. É de extrema importância consultar pelo menos uma vez por ano com o seu oftalmologista e fazer todos os exames de rotina para evitar o avanço da catarata e de outras doenças oculares.

Saiba tudo sobre a catarata em nosso post exclusivo sobre o tema, clicando aqui.

Quais pessoas são mais propensas a desenvolverem a doença?

O mais comum é que a catarata se decorra naturalmente com o envelhecimento da pessoa. Além dos idosos, pessoas com diabetes, fumantes e/ou pessoas que consomem bebidas alcoólicas excessivamente também são mais propensos a desenvolver a catarata. O uso frequente de corticoides, exposição aos raios UVB e algumas doenças oculares também podem causar a catarata.

oftalmologista clínica de oftalmologia

Quais os sintomas e como é o diagnóstico da catarata?

A catarata causa uma perda da nitidez visual, as vistas ficam turvas ou embaçadas, além da maior sensibilidade à luz. O diagnóstico é feito por um exame realizado no próprio consultório oftalmológico por um especialista.

Quer saber ainda mais sobre os principais sintomas da catarata, clique aqui e fique por dentro em nosso post exclusivo sobre esse tema.

Como se trata a catarata? Já existem colírios que curam essa patologia?

Saiba se a catarata pode voltar ou se isso é mitoApesar de já existirem estudos para a criação de um colírio que cure a catarata, o tratamento ainda não pode ser feito dessa maneira. Os testes com os colírios em cachorros e coelhos que têm a doença estão apresentando resultados satisfatórios, mas ainda não foram testados em humanos, o que pode fazer com que esse tratamento demore ainda um pouco para virar uma opção.

LEIA TAMBÉM:  Cirurgia de Catarata : saiba os 3 principais mitos

Atualmente, o único tratamento eficaz contra a catarata ainda é a cirurgia de facoemulsificação e esse procedimento já evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, a cirurgia é menos invasiva e o pós-operatório é bem mais tranquilo: a pessoa não precisa fazer curativos no olho nem ficar enclausurada em um quarto escuro, como ocorria na década de 1990, por exemplo.

Saiba ainda mais em: “Como é o pós-operatório da cirurgia de catarata?”

A cirurgia consiste em retirar o cristalino opaco do paciente e colocar uma lente intraocular, que é feita sob medida para cada pessoa, no lugar. Essa cirurgia também possibilita corrigir a visão de quem precisa usar óculos para enxergar de longe e dependendo da lente intraocular escolhida também é possível a correção da visão para perto.

Quer se aprofundar ainda mais sobre “O que é a cirurgia de catarata?” e “Lentes intraoculares para catarata: qual escolher?”, clique em nossos posts exclusivos anteriores e fique por dentro.

Esperamos que as informações acima tenham te ajudado a entender um pouco mais sobre a catarata.

Que tal também conferir os nossos artigos relacionados:

E não esqueça de consultar o seu oftalmologista de confiança regularmente!