Saiba qual a idade ideal para fazer a cirurgia de miopia

miopia é uma das condições clínicas oftalmológicas que mais atinge pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela baixa capacidade de enxergar objetos distantes com facilidade (já que ficam desfocados), ela pode, quando apresentada em graus elevados, reduzir significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

A medicina, portanto, pensando em ajudar muitos pacientes com miopia a pararem de sofrer com seus óculos de lentes extremamente grossas e pesadas, desenvolveu uma técnica cirúrgica eficiente, que minimiza — e em alguns casos até elimina — o grau dessa alteração na visão: a cirurgia para miopia.

Como essa é uma técnica cirúrgica relativamente segura e com excelentes resultados na visão, cada vez mais pessoas têm optado por realizá-la para poder enxergar melhor. Apesar disso, a cirurgia para miopia não pode ser feita em qualquer pessoa — existe uma idade ideal para que ela seja usada como tratamento para essa condição. Você sabe qual idade é a mais indicada para realizar essa cirurgia? Confira o nosso artigo sobre o assunto!

Quando optar pela cirurgia de miopia?

como deixar de usar ouclosA cirurgia de miopia, antes de tudo, é uma técnica cirúrgica que deve ser utilizada em pacientes que apresentam problemas oculares que reduzem sua qualidade de vida — seja por considerar que usar lentes corretoras é um problema, seja porque o tratamento com elas não está sendo mais suficiente para corrigir as alterações na visão.

Ela pode ser realizada com a cirurgia refrativa customizada ou com a cirurgia refrativa a laser, ambas apresentando bons resultados em pacientes de diferentes faixas etárias, quadros clínicos e sexo. Para saber exatamente se você é um candidato ideal para a realização de uma cirurgia de miopia, é interessante consultar um oftalmologista de confiança para que ele possa avaliar suas condições clínicas.

Acompanhe agora nesse vídeo, que se encontra no nosso canal, como é feita a Cirurgia de Miopia pela técnica LASIK:

Inscreva-se no nosso canal e veja mais vídeos como esse agora mesmo! Clique Aqui.

Qual é a idade ideal para realizar a cirurgia de miopia?

Para procedimentos cirúrgicos específicos, algumas condições clínicas devem ser levadas em consideração para que o resultado da intervenção seja um sucesso. A cirurgia de miopia é uma dessas intervenções que demanda cuidado.

Além do paciente ter que ser aprovado em todos os exames clínicos pré-cirúrgicos, é preciso que ele já tenha completado o desenvolvimento das estruturas oculares, para que elas possam ser manipuladas sem grandes problemas.

Como crianças e adolescentes ainda apresentam alterações na curvatura da córnea e até mesmo de desenvolvimento na musculatura que sustenta o globo ocular, não é recomendado que a cirurgia de miopia seja realizada nessa população.

alternativa para o uso de óculos

Alguns especialistas em oftalmologia afirmam que a idade de 18 anos é a mínima para a realização da cirurgia de miopia, enquanto alguns profissionais mais conservadores preferem esperar até que seus pacientes completem 21 anos para ter o grau estabilizado e, assim, fazer a intervenção de maneira segura.

Existem riscos na cirurgia de miopia?

Para os pacientes que são aprovados nos exames pré-cirúrgicos, mas que também tenham a idade mínima para realização dessa intervenção, a cirurgia de miopia apresenta baixíssimos riscos durante e após o procedimento.

É claro que, por ser uma cirurgia, é impossível zerar os riscos de se acontecer algum problema durante o procedimento, porém eles são relativamente baixos quando o paciente atende todos os pré-requisitos dessa intervenção.

Se você apresenta problemas com seu grau de miopia, mas ainda não tem idade para poder realizar essa cirurgia com segurança, é importante compreender a importância de esperar o momento certo para contar com a ajuda dessa intervenção na sua qualidade de vida.

Você tem mais dúvidas sobre cirurgia refrativa? Comente e confira também nossos outros posts sobre o assunto:

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente.

[wp_bannerize group=”refrativa” categories=”15″]

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.