Dê sua nota!

Dicas para evitar coceira nos olhosA nossa reação a coceiras é tão automática que é bem provável que você já tenha dado uma coçadinha nos olhos hoje sem se dar conta. Apesar de comum, esta ação não é inofensiva: além de as mãos levarem sujeira e microrganismos para dentro dos olhos, causando ainda mais irritação e até infecções, esfregá-las nos olhos pode acarretar problemas graves de visão, como o ceratocone e o descolamento de retina.

É por isso que a coceira nos olhos precisa ser tratada com atenção e que devemos recorrer a outros métodos para aliviá-la. A seguir, listamos 5 formas de amenizar a coceira nos olhos, evitando problemas mais graves!

1. Use as costas das mãos para coçar os olhos

Se for absolutamente imprescindível coçar os olhos em algum momento, é preferível que isso seja feito com as costas das mãos em vez de usar dedos e palmas. Isso porque, em geral, a parte de trás das mãos acumula menos sujeira e bactérias do que a parte da frente, com a qual seguramos objetos e encostamos nas mais diversas superfícies.

Melhor do que isso é lembrar de lavar as mãos antes de encostá-las nos olhos. Além de evitar doenças e complicações oculares, isso evita a disseminação de outras doenças bacterianas e virais.

2. Lave os cílios

Por vezes, a coceira no olho é causada pela presença de sujeira nos cílios (as quais caem nos olhos), por isso, é importante lavar os cílios. Para garantir a retirada de resíduos prejudiciais aos olhos (e, em alguns casos, da oleosidade acumulada nos cílios), você pode utilizar uma gota de shampoo neutro na lavagem.

Apesar de ser válida para todos, esta dica é especial para quem usa maquiagem, já que, nem sempre, o demaquilante consegue remover todo o rímel, por exemplo.

3. Faça compressas geladas

Sabe aquela ideia de colocar rodelas de pepino na cara? No caso de coceira, ela ajuda. Para isso, porém, é preciso que as rodelas sejam finas e tenham ficado na geladeira por um período de 15 a 20 minutos. Depois, é só deixá-las por cerca de 10 minutos sobre os olhos para perceber o alívio da coceira.

LEIA TAMBÉM:  Conheça os 6 acidentes oculares mais comuns no trabalho

As compressas também podem ser feitas com rodelas de batata (crua), chás de camomila e calêndula. Vale lembrar que a calêndula tem propriedades calmantes bastante conhecidas e, por isso, é utilizada para diminuir os sintomas de vários tipos de alergias (que podem causar coceira nos olhos).

4. Pingue lágrimas artificiais

Se a coceira for causada por secura nos olhos ou baixa umidade do ambiente, uma alternativa é pingar colírios do tipo lágrimas artificiais” para lubrificar os olhos e amenizar a sensação. Como o olho seco pode levar a complicações, mantê-los adequadamente úmidos é essencial.

5. Descanse seus olhos

O hábito de passarmos muito tempo em frente a telas, sejam elas de computador, celular e televisão, faz com que pisquemos menos do que o necessário, deixando os olhos secos e cansados, o que também pode ocasionar coceira.

Por isso, é importante estabelecer uma rotina de descanso para os olhos. O recomendável é que, a cada 40 ou 50 minutos em frente ao computador, por exemplo, você passe dez longe dele, descansado tanto os olhos quanto a cabeça, evitando, ainda, o estresse.

Todas as dicas acima devem ajudar a aliviar a coceira nos olhos, porém, se ela for recorrente, é importante procurar um oftalmologista para identificar suas causas e verificar se não há necessidade de algum tratamento específico.

Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe um comentário no post!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.