A catarata é um processo de degradação do cristalino do olho humano, comum em pessoas de idade avançada, mas também diagnosticada em alguns quadros de catarata precoce, em indivíduos jovens. O tratamento da doença ( a cirurgia de catarata) é feito através de uma cirurgia simples, realizada com anestesia local, colírio anestésico e sedação, não trazendo grandes riscos à saúde do paciente.

A cirurgia é um procedimento rápido e indolor e ainda conta com um pós-operatório tranquilo. No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre os cuidados necessários no pós-operatório da cirurgia de catarata. Vamos lá?

Não é necessário ficar internado após a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata não é uma cirurgia que demanda internação pré nem pós-operatória. Como o procedimento é simples e pouco invasivo, os pacientes saem direto da sala de cirurgia para a casa, podendo retornar às suas rotinas, em geral, rapidamente.

Use os colírios corretamente

O oftalmologista responsável pela cirurgia de catarata geralmente indica a aplicação de alguns colírios no primeiro mês após o procedimento, para reduzir a resposta inflamatória no local e para evitar o crescimento de colônias bacterianas. Os períodos de aplicação devem ser respeitados de maneira estrita para evitar complicações pós-cirúrgicas.

Não use maquiagem

Pessoas que usam maquiagem diariamente terão que interromper esse hábito por aproximadamente 10 dias após a cirurgia de catarata. Essa recomendação deve ser respeitada para evitar contaminações e infecções na região do olho, que ainda está se recuperando da cirurgia.

Pouco tempo de tampão

Como as cirurgias de cataratas são procedimentos simples e pouco invasivos, o paciente já termina a cirurgia com a capacidade de enxergar com o olho operado. O tampão é utilizado no primeiro dia somente como uma alternativa para proteger a região que ainda está susceptível a inflamações locais.

Repouse bem e tenha atenção com a cabeça

O pós-operatório da cirurgia de catarata também exige um período de absoluto repouso como qualquer outro procedimento cirúrgico, já que o organismo precisa concentrar suas energias na recuperação do olho operado.

São recomendados alguns dias sem a prática de nenhum tipo de exercício físico, sem carregar peso, sem baixar a cabeça, sem fazer esforço físico, para auxiliar a cicatrização. Na hora de deitar priorize sempre a posição de decúbito dorsal, isto é, de barriga para cima ou se o paciente possui o hábito de dormir de lado, fazê-lo do lado oposto do olho operado. Esse posicionamento na hora de dormir ajuda o processo de cicatrização e também evita traumas e esbarrões na região operada.

bem estar associado à cirurgia de catarata

Evite locais com poeira e ciscos

Como o pós-operatório da cirurgia de catarata não exige o uso do tampão para proteção, é importante que, durante pelo menos uma semana, os locais que possam acumular muita poeira e ciscos sejam evitados para que o paciente não corra riscos de lesionar o olho operado.

LEIA TAMBÉM:  Afinal, a catarata pode levar a cegueira?

Atenção na hora do banho

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o banho pode ser tomado normalmente por quem operou a catarata. Só é preciso ter um pouco de cuidado para não deixar cair espuma ou água dentro do olho operado.

Não coce o olho operado

O período pós-operatório pode causar uma leve sensação de coceira na região do olho que foi tratado, porém, é importante evitar passar a mão ou coçar esse olho para não prejudicar a cicatrização.

Não existe necessidade de tirar os pontos

As cirurgias modernas de catarata são feitas sem nenhum tipo de fios ou pontos, por isso, não há necessidade de retornar ao oftalmologista para removê-los. Em alguns casos, quando é preciso usar um fio para fixar a nova lente, é possível optar por um material que não necessita de remoção. Em todo caso, dependendo de cada situação, o seu oftalmologista de confiança irá te orientar da melhor forma como proceder em seu caso.

Outros mitos sobre o pós-operatório da cirurgia de catarata

O pós-cirúrgico de catarata é tão tranquilo que é possível comer normalmente (sem nenhum tipo de restrição alimentar), ler normalmente e até mesmo trabalhar normalmente no computador. Basta respeitar o período de descanso e a aplicação dos colírios para que a recuperação seja realizada com sucesso.

Você tem mais dúvidas sobre a cirurgia de catarata? Comente e confira também nossos outros posts sobre o assunto:

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

[wp_bannerize group=”catarata” categories=”17″]

Ricardo Filippo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.