como ter conforto visual no trabalhoOlhos secos, intolerância à luz, visão embaçada, sensação de cisco nos olhos, dor de cabeça, ardência na região ocular e lacrimação involuntária. Se esses sintomas são familiares, cuidado: você pode estar sofrendo com o cansaço visual, um problema que afeta milhares de pessoas no trabalho  e pode prejudicar a vista e a produtividade profissional com o tempo.

Períodos prolongados de leitura e uso delongado de telas como computador, tablet e smartphone são os principais fatores de risco da popular “vista cansada”. Essa disfunção visual é chamada pelos médicos de presbiopia e se caracteriza pela piora gradual da visão, de acordo com a idade e a exposição do paciente a agentes externos. Aos poucos, os olhos passam a perder a capacidade de foco.

A presbiopia pode atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos. No entanto, é mais comum em pessoas com idade entre 40 e 50 anos de idade. Mas, calma! É possível diminuir o cansaço visual e prevenir problemas mais sérios com medidas simples no dia a dia. Confira as dicas:

Pisque mais

A concentração diante do monitor durante a jornada de trabalho acaba diminuindo o número de vezes que piscamos. O ideal é esforçar-se para piscar pelo menos a cada 10 segundos. Ao fechar as pálpebras com mais frequência, você evita o ressecamento da córnea e oferece aos olhos mais nutrientes e oxigênio.

Relaxe os olhos

De tempos em tempos, faça uma pausa e foque o olhar num objeto que esteja do outro lado da sala. Essa atitude simples permite que o músculo ocular relaxe e minimiza as perdas da capacidade de focalizar. Você também pode palmear os olhos. Basta fechá-los e colocar a palma da mão sobre eles por alguns segundos, enquanto respira fundo e relaxa ombros e pescoço. A técnica diminui a tensão e o cansaço ocular.

Regule a iluminação

Trabalhar no escuro ou sob luz baixa exige força extra dos olhos e isso agrava bastante o cansaço visual. A melhor maneira de evitar que a vista seja sobrecarregada é manter o ambiente sempre bem iluminado enquanto estiver diante da tela do computador ou do celular.

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Ajuste o brilho da tela

Quando o monitor apresenta mais brilho, a pupila tende a contrair-se mais. Isso propicia uma maior amplitude de foco e reduz a fadiga ocular, permitindo que você trabalhe confortavelmente por mais tempo.

Já à noite, no entanto, convém reduzir o nível de claridade da tela, pois a luz azul costuma estimular excessivamente o cérebro e reduzir os níveis de melatonina, o que atrapalha o descanso e pode ser prejudicial à saúde.

Adeque a posição do monitor

Além de estar num local em que não haja reflexos, o computador precisa ficar a uma distância segura dos olhos para não os sobrecarregar. O indicado é manter a tela afastada da vista no mínimo 50 cm e no máximo 70 cm para assegurar conforto visual.

Use óculos adequados

Óculos para uso de computador têm um ponto focal distinto dos óculos de leitura. Desse modo, é fundamental buscar a orientação do oftalmologista para que ele indique o melhor acessório. Com os óculos certos não haverá pressão excessiva nos músculos dos olhos nem desconforto durante o expediente.

Afora esses conselhos, há mais cuidados com a visão que devem ser colocados em prática na hora de usar o computador. Procurar um oftalmologista de confiança assim que perceber algum sintoma de vista cansada também é importantíssimo. O especialista é o único profissional capaz de identificar esse e outros acidentes oculares comuns no trabalho.

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Ricardo Filippo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
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