portrait beautiful young woman funny glassesProteger os olhos é importante para garantir a qualidade da sua visão, independentemente da época do ano. São vários os fatores que podem lesionar ou interferir no funcionamento do globo ocular, então que tal aprender como evitar alguns deles?

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre como proteger seus olhos da maneira correta!

Não saia de casa sem óculos escuros

Os óculos escuros não são somente um adereço de moda: esse acessório é uma importante proteção para os olhos. Não importa se o dia está ensolarado ou um pouco nublado, os óculos de sol são importantes para proteger a córnea, a retina e o cristalino dos olhos, que geralmente são lesionados com a presença intensa dos raios de sol.

Cuidado ao coçar os olhos

Esfregar os olhos ao acordar, durante o dia ou quando algum cisco irrita a região pode ser extremamente perigoso para a saúde da sua córnea. O movimento dos dedos realizado com muita frequência e intensidade pode irritar os olhos e até mesmo alterar a anatomia da córnea, agravando os problemas relacionados com a visão.

Evite coçar os olhos e, caso tenha que fazê-lo, tome cuidado para não se machucar.

Atenção a produtos e situações alergênicas

não é recomendado coçar os olhosAlguns cremes ou produtos utilizados no rosto podem ser extremamente alergênicos para os olhos, portanto, tenha cuidado ao aplicá-los para evitar irritações no local.

A poluição e a presença de pólen ou alguns ácaros no ar também podem aumentar o risco de alergia nos olhos. Em qualquer sinal de reação alérgica nessa região, procure consultar um médico especialista.

Não se automedique

Muitas pessoas têm o costume de se automedicar para evitar gastar tempo indo ao médico para resolver alguma questão que pode parecer, inicialmente, simples. O problema dessas situações é que a automedicação é hoje muito comum para qualquer quadro clínico que o paciente julga não ser grave.

LEIA TAMBÉM:  O que é o descolamento da retina?

Com os olhos, a situação não é muito diferente. Algumas pessoas tendem a escolher seu próprio colírio ou seus próprios medicamentos para tratar desconfortos na região, podendo muitas vezes agravar o quadro ou desenvolver reações adversas indesejadas. Nunca utilize colírios ou medicações sem a orientação de um oftalmologista.

Visite um oftalmologista

Essa sentindo muitas dores de cabeça? Passa longos períodos na frente do computador? Sente desconfortos ao tentar enxergar algo de longe ou de perto? Para resolver qualquer uma dessas situações, a visita ao oftalmologista pode ser considerada essencial para a saúde dos seus olhos. Somente esse profissional vai saber identificar se existe algum problema com a sua visão que necessita de tratamento ou prescrição de lentes.

Alimente-se bem e de maneira equilibrada

o protozoário pode ser encontrado em verduras e frutasA alimentação é uma das chaves para a nossa saúde ocular e para a manutenção da qualidade da nossa visão. Alguns nutrientes, como a vitamina A, vitamina E e o ômega 3 são essenciais para que as funções dos seus olhos  não sejam prejudicadas, já que participam do desenvolvimento e formação do globo ocular, da retina e até mesmo de reações responsáveis pela formação de imagens.

Alguns outros cuidados podem ser essenciais para garantir a saúde ocular, como controlar a presença de doenças crônicas como a diabetes e até mesmo saber dar o descanso correto para sua visão nas horas certas. Independentemente desses cuidados serem realizados regularmente, a visita ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é indispensável, especialmente para garantir o acompanhamento e o controle de doenças na região.

Qual foi a última vez que você visitou seu oftalmologista? O que você faz para cuidar da saúde dos seus olhos? Não se esqueça de deixar seus comentários!

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.