como evitar o avanço do grau de miopiaQuem tem miopia costuma enxergar tudo embaçado quando observa o objeto de longe. Isso acontece porque a imagem se forma antes da retina e não na retina, como é o correto. A maior preocupação é que o grau de miopia pode aumentar, mas será que temos como evitar isso? É o que vamos saber agora mesmo!

Podemos evitar o avanço da miopia?

Existem algumas coisas que podemos fazer para ajudar a nossa visão a não piorar de forma tão rápida. De algumas delas nós já ouvimos falar, mas nem tudo o que se ouve por aí é verdade, não é mesmo? Vejamos o que realmente funciona e o que não passa de um mito perpetuado pelas pessoas.

Usar óculos

Certamente você já deve ter ouvido que se não quer que o grau de miopia aumente, então use suas lentes e os seus óculos sempre. Isso não é verdade! Ainda que as suas lentes corretivas sejam usadas a todo momento, isso não fará o grau de miopia estabilizar ou mesmo diminuir, como muitos pensam. Deixar de usá-las também não será o motivo para que o grau aumente.

Os óculos não são um tipo de medicamento que pode interferir diretamente na evolução ou redução da doença, eles são apenas para corrigir a imagem embaçada, e só isso. Por exemplo, quem tem miopia não precisa do óculos para ler um livro e essa atividade fica até mais confortável sem ele. Sendo assim, essa pessoa pode passar muitos momentos do seu dia sem essa órtese.

Telas brilhantes

Aqui, sim, temos uma preocupação real e que está diretamente relacionada ao aumento do grau de miopia. Pessoas que passam muito tempo em frente às telas de TV, computadores ou dos smartphones costumam ter a sua disfunção agravada por conta desse péssimo hábito.

LEIA TAMBÉM:  Astigmatismo: causas, sintomas e tratamentos

O cuidado principal deve ser com as crianças e adolescentes. Estes, precisam de limites e regras. Os pais devem estabelecer horários para que eles possam permanecer com esses aparelhos, de preferência, em períodos fragmentados para que eles não passem tanto tempo em frente às telas de uma única vez.

Já para aqueles que trabalham com o computador e não têm como fugir disso, uma dica é olhar para a linha do horizonte a cada 15 minutos ou então sair um pouco e ir para um local onde a visão não seja tão estimulada.

Ambientes fechados

Ficar por longos períodos em ambientes fechados também pode aumentar o grau de miopia. Foi o que constatou uma pesquisa realizada por Donald Mutti, publicada na revista Nature. Após 5 anos de pesquisa, ficou constatado que o tempo em ambientes fechados foi fator diretamente associado ao aumento no número de crianças com miopia. Assim, fazer atividades ao ar livre é uma ótima medida contra o avanço da patologia.

Existem exercícios para melhorar a visão?

Muitos exercícios para a correção da miopia são divulgados na internet e alguns sites até afirmam que com os exercícios você ficaria livre dos óculos. Porém, os últimos estudos não conseguiram embasar os exercícios como métodos eficazes para o problema.

Porém, nos casos de outras patologias da visão, existem alguns exercícios que podem ajudar. Podemos citar, por exemplo, os do oftalmologista William Bates que lançou o seu próprio método.

E você, o que faz para evitar o aumento do grau de miopia? Por quanto tempo fica olhando as mensagens no celular? Conte pra gente!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!