Entenda os efeitos no sol na saúde dos seus olhosQuando se fala em saúde dos olhos, é comum que o que venha à cabeça das pessoas sejam apenas as visitas frequentes ao oftalmologista para ajustar o grau do óculos ou, no máximo, o uso de algum colírio lubrificante em tempos de seca. Porém, frequentemente, boa parte da manutenção do bem-estar da nossa visão depende de nós mesmos.

E um dos cuidados mais importantes que devemos ter com nossos olhos é o de lutar contra a ação dos raios solares, que podem prejudicar a saúde da nossa estrutura ocular. Você sabe quais são os efeitos do sol nos seus olhos?

Quais são os danos causados pela luz solar na lente dos olhos?

O maior problema dos efeitos dos raios solares nos nossos olhos é que eles são cumulativos, ou seja, podem ir surgindo aos poucos, com pequenas exposições diárias ao sol, e progredindo consideravelmente com o passar dos anos.

O descuido com os olhos no contato com o sol pode levar a doenças degenerativas da região e também provocar queimaduras no globo ocular.

A exposição excessiva aos raios solares, além de afetar consideravelmente a qualidade da nossa visão, pode aumentar o risco do desenvolvimento de catarata, que, por sua vez, se não tratada corretamente, pode se desenvolver rapidamente e deixar o indivíduo parcialmente ou totalmente cego.

Uma outra doença geralmente relacionada à longa exposição dos olhos ao sol é o pterígio, que se caracteriza pelo crescimento de um tecido sobre a córnea, bloqueando fisicamente a visão do indivíduo.

Por que é importante usar óculos de sol?

uso de óculos escuros previnem a progressão do pterígioSe proteger da ação dos raios solares nos olhos pode ser muito mais simples do que parece. Basta entender que o uso do óculos de sol é essencial para proteção da ação dos raios ultravioletas. Alguns profissionais da área de oftalmologia recomendam o uso de óculos de sol mesmo em dias nublados, reduzindo ao máximo a ação dos raios.

LEIA TAMBÉM:  O que é milium e como tratá-lo?

Mas não basta escolher qualquer óculos de sol para proteger seus olhos: é recomendado adquiri-lo em uma ótica de confiança, já que, nesses locais, a lente passa por tratamentos específicos (chamados de proteção UV) para evitar essas lesões causadas pelo sol.

Os óculos adquiridos em praias ou lojas não especializadas praticamente nunca passam por esse tipo de tratamento e, por esse motivo, podem até aumentar o risco de lesão ocular, já que aceleram ainda mais a ação do sol nessa região. Óculos de sol de má qualidade podem aumentar o desconforto na visão, causar dores de cabeça, acelerar doenças como a catarata, a degeneração macular, o pterígio e também elevar o risco do desenvolvimento de tumores na região dos olhos.

O que mais pode ser feito para proteger os olhos?

proteção recomendada por oftalmologistas

Outra estratégia que pode ser adicionada ao uso de óculos de sol é a ajuda de um boné, chapéu ou viseira durante a exposição ao sol, já que eles são capazes de fazer um bloqueio físico aos raios do dia.

Frequentar o sol nos horários indicados também é uma boa alternativa para diminuir a ação dos raios nos olhos: prefira sempre tomar sol entre 6 e 10h da manhã ou depois das 16h.

Além de ter o cuidado adequado com os materiais que ajudam a proteger seus olhos da ação do sol, também é preciso manter-se atento à qualidade da alimentação, que influencia diretamente a diminuição de processos degenerativos.

E você, está protegendo seus olhos dos danos gerados pelos raios solares? Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Fale conosco nos comentários!

Importante : não deixe de se consultar com seu oftalmologista de confiança regularmente !

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.