Laser vision correction. Woman's eye.Muitas pessoas sofrem de problemas visuais, e entre os mais comuns estão a miopia e o astigmatismo. Embora seja possível o ajuste através de óculos e lentes de contato, eles muitas vezes causam desconforto e, dependendo do caso, não dão uma qualidade perfeita à visão, como a cirurgia refrativa laser.

Por essas razões, cada vez mais pessoas buscam uma maneira definitiva de resolver esse problema, e a melhor maneira de conseguir isso é através da cirurgia refrativa laser. Embora sejam cada vez mais populares, a grande maioria das pessoas sabe pouco sobre o tema, e muitas informações erradas são repassadas pela internet. Para acabar com as dúvidas e entender melhor sobre a cirurgia refrativa laser, leia o texto a seguir:

O olho humano

O olho humano possui, dentre muitas estruturas, duas lentes naturais, a córnea e o cristalino. É através delas que os raios luminosos passam para serem projetados na retina de modo que a imagem seja transmitida ao cérebro e, então, formada.

Quando essas lentes possuem alguma inadequação de grau, perdemos nitidez e resolução na imagem, no que é chamado de erro de refração ou alteração refracional. São três os tipos existentes:

  • Miopia;
  • hipermetropia;
  • e astigmatismo.

O que é cirurgia refrativa laser?

cirurgia refrativa laser na correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia

A cirurgia refrativa laser é uma opção incrível na oftalmologia para tratamento dos erros de refração. É uma alternativa para as pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo que não desejam mais usar óculos ou lentes de contato e anseiam por mais qualidade de visão e, consequentemente, de vida.

Embora sejam opcionais, são procedimentos extremamente funcionais e que trazem muitos benefícios. Porém, como toda cirurgia, tem seus riscos e complicações e cada paciente precisa ser bem orientado pelo seu médico para tomar a decisão de acordo com suas necessidades individuais.

Quais são os tipos da cirurgia refrativa laser?

Um dos procedimentos mais comuns no Brasil e no mundo é a cirurgia refrativa laser. Ela pode ser aplicado a partir de duas técnicas:

  • A LASIK (Laser in situ keratomileusis), uma cirurgia muito popular que consiste na criação de uma espécie de retalho na córnea, expondo o interior dessa lente para que o laser seja aplicado. As lamelas do estroma corneano são delicadamente separadas e, na cicatrização, ela tenderá a ficar com o grau adequado para uma visão perfeita.
  • E a PRK (Photorefractive keratectomy ou Ablação de Superfície), que consiste na remoção do epitélio (células superficiais) da córnea para a aplicação do laser diretamente sobre o estroma. Da mesma maneira, durante a cicatrização, os graus são deixados para trás, propiciando uma visão de muito mais qualidade.
LEIA TAMBÉM:  O que é a cirurgia refrativa customizada?

Ambas são consideradas seguras e sua correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia com a cirurgia refrativa laserduração depende de diversos fatores, mas não costumam exceder alguns minutos.

A cirurgia refrativa laser evoluiu muito nos últimos anos, sendo cada vez mais efetiva e segura, mas segue em constante evolução, sendo um grande estímulo no desenvolvimento científico da oftalmologia.

O conforto de não necessitar mais de óculos ou lentes de contato é extraordinário, especialmente para aqueles que têm graus elevados ou fazem uso desses métodos corretivos por muitos anos.

Se for o seu caso, procure um médico oftalmologista de confiança e com boa experiência nessa técnica.

Dessa forma, você poderá enxergar o mundo com outros olhos!

Você tem mais dúvidas sobre cirurgia refrativa a laser? Comente e confira também nossos outros posts sobre o assunto:

 

Ricardo Filippo
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.