Saiba tudo sobre o olho secoJá sentiu algum tipo de desconforto nos olhos, como coceira, vermelhidão e ardor? Sabia que esses são sintomas típicos de olhos secos?

Esse tipo de incômodo, chamado de síndrome do olho seco, pode até parecer inofensivo, mas a verdade é que ele pode facilitar o aparecimento de inflamações e infecções. Por isso, é importante saber como evitá-lo.

A deficiência na produção de lágrimas e a má lubrificação dos olhos, juntamente a outros fatores, como poluição, clima seco, monitores de computador e o mau uso de lentes de contato, por exemplo, são as principais causas da síndrome do olho seco.

Quer conhecer 6 cuidados que você deve tomar para evitar os olhos secos? Então, continue a leitura!

1 – Tome cuidado com a qualidade do ar

A síndrome dos olhos secos pode atingir pessoas de qualquer idade, em qualquer época do ano, mas alguns fatores acabam fazendo com que ela seja mais recorrente. Uma delas é o ar pouco úmido.

Nas estações frias, como o inverno, por exemplo, há um aumento no número de pessoas que sofrem com os olhos secos, já que o ar-condicionado quente pode levar ao ressecamento do ar.

Para evitar que isso te prejudique, coloque um vaporizador ou um umidificador no ambiente e, quando for dormir em ambientes com ar-condicionado ou ventilador, coloque uma máscara nos olhos.

2 – Umedeça os olhos

Quem utiliza lentes de contato tem uma propensão maior a esse distúrbio, assim como quem faz uso de medicamentos como os antidepressivos, os anti-histamínicos e alguns anticoncepcionais.

Nesses casos, é importante hidratar os olhos com colírios ou lágrimas artificiais. Quem usa lentes de contato deve tirá-las para dormir e tentar ficar sem elas por mais tempo, pois isso aliviará o desconforto causado pelos olhos secos.

3 – Cuidado com a tela do computador

Quem trabalha em frente ao computador precisa tomar alguns cuidados: a exposição a esse tipo de iluminação pode afetar os olhos, fazendo com que eles ressequem. Para evitar o desconforto, ajuste o brilho, definição, contraste e a cor até que seus olhos fiquem mais confortáveis.

LEIA TAMBÉM:  O que é estrabismo?

O tamanho da fonte também precisa ser bom o suficiente para que você possa enxergar sem precisar forçar os olhos. Além disso, instalar uma tela antirreflexo pode ser uma excelente opção. Vale lembrar, que monitores de LCD já vêm com essa lente antirreflexo e com uma definição mais apropriada.

4 – Hidrate-se

A quantidade de água presente no nosso corpo precisa estar sempre regulada, o que nem sempre acontece com pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool e cafeína ou com quem não tem o costume de beber bastante água. Sendo assim, evitar bebidas com essas substâncias e ingerir muita água pode evitar os olhos secos.

5 – Proteja os olhos

Ambientes muito ensolarados ou com muita iluminação podem ser causadores dos olhos secos. Portanto, proteja seus olhos do sol e também de ventos muito fortes com óculos ou protetores. Caso você use óculos de grau, verifique se suas lentes são antirreflexo, pois isso também pode afetar a umidade dos olhos.

6 – Pisque com frequência

Ao piscar os olhos, a glândula lacrimal é estimulada, produzindo uma quantidade maior de lágrimas e reduzindo o desconforto dos olhos secos. Dessa forma, sempre que começar a sentir os olhos ressecarem, comece a piscar com uma frequência maior.

Além das causas que foram citadas, outros fatores também podem causar a síndrome do olho seco. Os hormônios, por exemplo, podem ser os causadores, fazendo com que o problema atinja mais facilmente as pessoas de idade mais avançada e mulheres na menopausa.

Além disso, quando o problema for recorrente, o mais indicado é procurar por um oftalmologista, que poderá analisar melhor a situação e informar a solução mais adequada.

Você costuma sentir os olhos secos? Este post lhe foi útil? Deixe seu comentário e não se esqueça de contar se as dicas lhe ajudaram!