tudo sobre os antioxidantes ocularesA melhor forma de manter a saúde dos olhos é tendo uma dieta equilibrada. Alguns alimentos ricos em certas vitaminas, como a Vitamina C e os Bioflavonóides, têm o poder de prevenir ou até mesmo retardar alguns tipos de problemas relacionados à visão, como cegueira, degeneração macular, entre outras.

Sendo assim, para manter a saúde ocular, é importante ter uma alimentação rica nesses componentes. Pensando nisso, no post de hoje, separamos os benefícios específicos que a Vitamina C e os Bioflavonóides trazem para os olhos. Confira!

Como a Vitamina C pode ser uma poderosa aliada da saúde dos olhos

A Vitamina C — ou Ácido Ascórbico —, é um dos mais potentes antioxidantes presentes em certos tipos de alimentos, principalmente frutas e verduras.

A importância dessa vitamina é tão grande que ela é considerada responsável pela formação do corpo como um todo, e por realizar a manutenção de alguns tecidos, entre eles os oculares, como os encontrados na córnea. A Vitamina C ainda fortalece os delicados vasos capilares, encontrados em abundância na retina. O uso constante desse mineral, a longo prazo, também reduz, significativamente, o risco de formação de catarata e da perda da visão, causada pela degeneração macular.

Os seres humanos são os únicos que não conseguem produzir a Vitamina C no organismo, daí a importância de consumi-la diariamente, através de uma dieta rica nesse nutriente.

Quanto de Vitamina C é necessário para a manutenção da saúde?

De acordo com pesquisas médicas de diversas fontes e Institutos Nacionais de Saúde, o normal de Vitamina C suportável pelo corpo é 90 miligramas por dia para os homens, e 75 miligramas para as mulheres. Para grávidas, essa dosagem deve ser maior: cerca de 120 mg por dia. A melhor forma de consumir a Vitamina C ainda é a natural, por meio dos alimentos.

Em quais alimentos podemos encontrar a Vitamina C?

  • Pimenta
  • Frutas cítricas
  • Frutas vermelhas
  • Frutas tropicais
  • Batata
  • Tomate
  • Morango
  • Brócolis
  • Suco de laranja
  • Vegetais de cor verde-escura

Como os Bioflavonóides podem promover a saúde dos olhos

Os Bioflavonóides — algumas vezes referidos como Vitamina P — são uma grande família de substâncias, encontradas, na maioria das vezes, nos mesmos alimentos fontes de Vitamina C. Esses nutrientes são os responsáveis por dar a cor nas frutas e verduras.

Bioflavonóides e vitamina C parecem atuar em conjunto no corpo. Pesquisadores acreditam que os benefícios que eram creditados somente à vitamina C, no passado, na verdade podem ser consequência da ação combinada da vitamina C e alguns Bioflavonóides específicos.

Outro benefício dos Bioflavonóides é que eles podem ajudar a reduzir as doenças inflamatórias e problemas na visão relacionados ao diabetes.

Em quais alimentos podemos encontrar os Bioflavonóides?

  • Amora
  • Mirtilo
  • Açaí
  • Cereja
  • Ameixa
  • Cranberrie
  • Framboesa
  • Berinjela
  • Uvas vermelhas e roxas
  • Vinho tinto
  • Própolis
  • Groselha
  • Mamão

A absorção dos Bioflavonóides ainda é considerada pouca, porém ela ocorre quando associada à Vitamina C. Além de serem componentes que não produzimos em nosso corpo, a eliminação ocorre através do suor e da urina. Daí a importância de consumir, diariamente, alimentos que contêm esses nutrientes, a fim de manter a saúde dos olhos sempre em dia.

E você, que alimentos ricos em Vitamina C e Bioflavonóides tem consumido para manter a saúde dos seus olhos? Conhece outras fontes desses nutrientes? Deixe seu comentário!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Posts Relacionados

Ricardo Filippo
Oftalmologista
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.