5 sintomas de inflamação nos olhos

5 sintomas de inflamação nos olhosA visão é um sentido muito importante para que se tenha uma boa qualidade de vida, não concorda? Afinal de contas, o ser humano acabou naturalmente desenvolvendo uma dependência muito grande de sua capacidade visual para realizar até as tarefas mais simples, o que faz com que qualquer dor nos olhos traga graves consequências. No entanto, muitas vezes não conhecemos bem os sintomas das patologias que podem afetar nossa visão, o que nos impede de tratá-los adequadamente.

Pois um dos problemas mais comuns é a famosa inflamação, que pode ocorrer por diversos motivos e apresentar vários sintomas diferentes, tais como dor atrás dos olhos, por exemplo (ou dor no olho direito ou esquerdo isoladamente). E a verdade é que muitas pessoas acabam sentindo esse tipo de desconforto no dia a dia e deixando isso de lado, o que é um erro. Mas o que realmente deve ser feito? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o artigo a seguir e conheça direitinho os principais sintomas da inflamação nos olhos:

Dor

Por serem muito ricos em terminações nervosas, os olhos são estruturas muito sensíveis e delicadas — não é à toa que sempre temos o impulso de protegê-los em qualquer situação de perigo! Sua importância na relação do individuo com o meio ambiente e sua íntima ligação com o cérebro demandam essa alta quantidade de células nervosas em sua estrutura. Por isso, praticamente qualquer alteração no globo ocular causa dor. E com a inflamação não seria diferente.

Sensação de cisco

É muito comum que eventualmente caiam ciscos em nossos olhos, especialmente com a poeira e as impurezas das grandes cidades. Essas sujeirinhas podem sair naturalmente ou serem removidas com o auxilio de soro fisiológico, no entanto, se a sensação de cisco for constante e não cessar com suas tentativas de remoção, pode ser um indício de arranhão de córnea. E essa situação causa inflamação e merece atenção especial, indicando a necessidade da procura de um oftalmologista o quanto antes.

Vermelhidão

olho vermelho 2Os olhos também são altamente vascularizados, ou seja, possuem grande quantidade de vasos levando e trazendo sangue de suas estruturas. Em geral, áreas de grande importância fisiológica são assim, mas isso traz um sintoma importante no caso de uma inflamação: a vermelhidão. Se seu globo ocular estiver muito vermelho, especialmente por um período mais longo, isso pode ser um sinal de inflamação.

Sensibilidade à luz

Outro sintoma da inflamação é a sensibilidade à luz. Chamada de fotofobia, esse é um sinal clássico de diversos problemas oculares. Com a inflamação, os olhos estão mais sensíveis e qualquer iluminação mais forte pode se tornar incômoda. No entanto, não basta proteger a vista e ficar em locais mais escuros, viu? Esse é um alerta de maior gravidade, indicando a necessidade de procurar por um especialista.

Perda de visão

As inflamações mais graves podem chegar a fazer com que o individuo tenha uma temporária perda de visão. Esse é um grande sinal de alerta, pois mostra que o problema está atingindo o nervo óptico. Aí não dá para esperar, sendo indispensável procurar um serviço de emergência. Outros sinais de gravidade são febre alta, abaulamento dos olhos, falta de ar, inchaço no rosto e dor grave.

As causas podem ser diversas, mas devemos ter em mente que essas são estruturas pra lá de sensíveis, que merecem todo o nosso cuidado. Então fique atento ao que seus olhos têm mostrado e não se esqueça de comentar aqui para nos contar se já sentiu algum desses sintomas! Que tipo de atitude tomou? Aproveitou para visitar seu oftalmologista? Compartilhe suas experiências conosco!

E aproveite e veja nosso artigo exclusivo sobre o que é milium e como tratá-lo!

Ricardo Filippo
Especialista em Cirurgia Refrativa a Laser e Ceratocone
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.

Posts Relacionados