Entenda o que é ceratocone e o que fazer após diagnóstico

Olho castanho visto de perto.

Ceratocone é uma doença ocular que tem como principal característica alterar a córnea para formato de “cone”, o que afeta a visão; descubra o que é ceratocone e como fazer o seu diagnóstico!

Saber o que é ceratocone, além de outras doenças oculares, é importante para que todos mantenham a saúde ocular em dia, e isso vale para todas as idades. 

Além do check-up oftalmológico anual, também é importante procurar um oftalmologista ao identificar qualquer sinal de alteração nos olhos ou na visão. 

Ao fazer isso, é possível receber um diagnóstico no começo do desenvolvimento de um distúrbio e receber o tratamento adequado para evitar a sua progressão. 

Vale destacar que, segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 50 milhões de brasileiros têm algum tipo de distúrbio ocular. Por esse motivo, é extremamente importante se informar sobre as doenças que atingem os olhos. 

Quando se trata de ceratocone, estamos falando de uma deformidade que ocorre na córnea, o que faz com que ela passe a ter um formato de cone. Continue a leitura para entender melhor o que é ceratocone e descubra o que mais precisa saber sobre essa doença ocular! 

O que é ceratocone?

Ceratocone é uma doença genética, hereditária e de lenta evolução, na qual a córnea — camada transparente externa do olho — tende a afinar e ter um formato de cone. Portanto, podemos dizer que esse é um tipo de doença da córnea.

Essa condição ocular é progressiva e pode se desenvolver nos dois olhos. Entretanto, geralmente, é possível ver um progresso maior da doença em um olho do que no outro. 

Na maioria dos pacientes, a doença costuma surgir no período da adolescência e progredir entre os 20 e 40 anos.

Vale destacar que a córnea é um dos elementos mais importantes dos olhos. O motivo para isso é porque primeiro a luz entra no olho através da córnea. É ela que nos ajuda a visualizar as imagens com clareza, a fazer a refração da luz externa.  

O que o ceratocone pode causar? 

Com a alteração na córnea, a luz externa — que vem de fora de nossos olhos — não consegue ser focalizada no campo visual da retina. 

Com isso, a pessoa com o distúrbio ocular passa a ter dificuldades para enxergar e realizar suas atividades diárias, como dirigir e ler. 

O que causa ceratocone? 

Quando se trata sobre o que causa ceratocone, é importante deixar claro que não existe uma causa exata para o surgimento do distúrbio. Entretanto, segundo alguns estudos científicos, fatores genéticos podem influenciar no surgimento da doença. 

Portanto, é muito importante ter o controle regular de um oftalmologista caso você tenha familiares com ceratocone. 

Porém, também existem outros fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, que são: 

  • Condições hereditárias, como Síndrome de Marfan e Síndrome de Down;
  • Constante fricção dos olhos e polinose na infância;
  • Uso de lentes de contato incompatíveis com os olhos;
  • Exposição sem proteção aos raios UV;
  • Baixo nível de colágeno na córnea;
  • Irritação ocular crônica. 

Como é feito o diagnóstico

Agora que você já sabe o que é ceratocone, é importante compreender que a doença pode ser diagnosticada com a realização de exames oftalmológicos, como a topografia da córnea, por exemplo. 

Esse tipo de exame faz o mapeamento da superfície da córnea, o que é importante para observar detalhes e identificar se existem alterações na córnea. Outros testes também pode ser feitos, como: 

  • Teste de refração ocular;
  • Exame da lâmpada de fenda; 
  • Ceratometria. 

Ao procurar um oftalmologista, lembre-se que fatores genéticos podem contribuir para o surgimento de doenças nos olhos. Portanto, se existem casos de ceratocone ou outros distúrbios oculares na família, fale para o seu médico. 

Como uma pessoa que tem ceratocone enxerga? 

Na maioria dos casos, quando uma pessoa tem ceratocone, ela costuma ter uma visão com embaçamento leve, em estágio inicial da doença. Em casos mais avançados, o embaçamento é grave. 

Além disso, outros sintomas comuns da ceratocone são: 

  • Curvaturas e ondulações ao enxergar linhas retas;
  • Brilho “distorcido” em objetos luminosos;
  • Visão dupla;
  • Visão prejudicada durante à noite;
  • Alergia ocular;
  • Coceira nos olhos;
  • Visão turva. 

O que fazer após descobrir que tenho ceratocone 

Quando um indivíduo recebe o diagnóstico de qualquer tipo de doença, uma das principais preocupações é saber qual é o seu nível de gravidade. Então, será que a ceratocone é grave? 

A resposta é sim, essa é uma doença que pode se tornar um problema grave, já que pode evoluir. Ou seja, se não for tratado, o ceratocone pode provocar a perda da visão. 

Portanto, ao descobrir quem tem essa doença ocular, é extremamente importante seguir todas as recomendações médicas. Somente o seu oftalmologista pode dizer o que é ideal para o seu caso. 

Principais tratamentos 

O tratamento de ceratocone é realizado em diferentes etapas. Embora seja importante obter um diagnóstico precoce, o oftalmologista pode indicar diferentes opções de tratamento para o estágio inicial e avançado da doença. 

Em estágio inicial, geralmente, o tratamento pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato — como lentes esclerais ou rígidas de gás-permeáveis. Isso pode ajudar a melhorar a visão, mas não impede que ocorra a progressão da doença.

Principais cuidados

Como ainda não existe uma causa exata para o surgimento do ceratocone, também não existem maneiras de prevenir o aparecimento da doença. 

Porém, é possível controlar que ocorra o avanço da doença em pessoas que são geneticamente predispostas a desenvolvê-la. Alguns dos cuidados necessários são: 

  • Evitar coçar os olhos;
  • Tratar doenças existentes, como rinite alérgica, asma e alergia dermatológicas;
  • Fazer a higienização correta das lentes de contato. 

Cirurgia de ceratocone 

Compreender o que é ceratocone é algo muito importante, mas também é necessário saber que existe um procedimento cirúrgico que pode ser utilizado como tratamento para a doença. 

Caso ocorra a progressão do ceratocone, mesmo seguindo os cuidados necessários, o oftalmologista pode indicar a realização da cirurgia de ceratocone — também conhecida como cirurgia de Crosslinking

O procedimento cirúrgico tem como objetivo fortalecer o colágeno e as fibrilas na córnea. Isso é feito com o uso de vitamina B₂ e raios UV A. Com esse tratamento, o afinamento e a alteração do formato da córnea podem ser interrompidos. 

Em casos mais graves da doença, como última alternativa para que a pessoa não perca a visão, pode ser recomendado que a pessoa faça um transplante de córnea.

Valor da cirurgia de ceratocone 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o tratamento de ceratocone em pacientes, incluindo as cirurgias. No entanto, assim como outros tipos de tratamentos públicos, é necessário que os indivíduos aguardem em uma fila de espera para tratar a doença. 

Por esse motivo, se o paciente preferir, pode realizar o tratamento em hospitais e clínicas particulares. 

A média de valor da cirurgia de ceratocone é de R$ 4.500,00. No caso do transplante de córnea, o valor médio para a realização do procedimento é de R$ 8.000,00. 

Ceratocone tem cura? 

Não existe uma cura definitiva para ceratocone. No entanto, quem tem a doença pode ter uma vida saudável, desde que siga todas as recomendações do oftalmologista. 

Por esse motivo, é essencial procurar ajuda médica quanto antes para que seja possível avaliar o caso do paciente e definir o melhor tratamento para tentar reduzir a progressão da doença. 

Quando procurar um médico 

Ao perceber qualquer alteração na sua visão, procure imediatamente um oftalmologista. Além disso, mesmo que não perceba nada de diferente nos olhos, é importante ter uma consulta oftalmológica pelo menos uma vez no ano. 

Agora que você já sabe o que é ceratocone, se estiver a procura de uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro, venha conhecer a COI Oftalmologia! 

Na COI, você pode se consultar com oftalmologistas confiáveis, realizar exames e ainda receber o tratamento adequado para melhorar a saúde dos seus olhos. Clique aqui para acessar o nosso site e agende a sua consulta! 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários