6 dúvidas comuns a respeito da cirurgia da catarata

saiba tudo sobre a cirurgia de catarata

Segundo a OMS, atualmente a catarata é responsável por praticamente metade dos casos de cegueira no mundo, sendo caracterizada pela opacidade do cristalino — a lente natural do olho — que, deixando de ser transparente, ocasiona uma visão nublada, interferindo nas atividades cotidianas. Ela pode ter origens diversas, em decorrência de alguma doença metabólica, como diabetes, infecções e traumas oculares, ou estar relacionada com o avanço da idade, sendo esta última denominada catarata senil.

Como é uma condição progressiva, talvez em um primeiro momento seja possível lidar com o problema por meio da utilização de óculos. Entretanto, com o tempo a condição alcançará um nível no qual a cirurgia da catarata será necessária, uma vez que não existe outro tratamento. O procedimento é seguro e eficaz, desde que realizado por profissionais especializados e competentes. Contudo, não deixa de causar preocupações ao paciente e seus familiares.

Se você tem dúvidas em relação à catarata ou quanto ao procedimento cirúrgico para sua retirada, continue lendo este post e veja as respostas para 6 perguntas sobre o tema. Acompanhe!

 

banner pré consulta catarata

 

1. Como descobrir a catarata?

Na maioria das vezes, a catarata só será diagnosticada quando existir algum incômodo ou comprometimento visual. Entre os principais sintomas, estão o embaçamento da visão, percepção de cores desbotadas e maior sensibilidade à luz. Entretanto, somente um oftalmologista está apto a fazer o diagnóstico preciso por meio dos exames necessários.

 

2. Quando realizar a cirurgia da catarata?

A intervenção é geralmente recomendada quando há desejo de o paciente enxergar melhor, pois os sintomas já comprometem as atividades diárias, tais como ler, assistir TV ou mesmo reconhecer expressões faciais. Em algumas situações, a indicação cirúrgica pode partir do médico, com o objetivo de evitar complicações decorrentes do cristalino opaco, que pode ter seu volume aumentado, dificultando uma cirurgia futura.

 

3. A catarata acomete os 2 olhos?

É bastante comum, principalmente na catarata senil, que ambos os olhos sejam afetados, simultaneamente ou em momentos distintos, mas isso não é regra. Porém, a operação, na maioria dos casos de acometimento bilateral, é realizada com um intervalo de tempo entre os procedimentos. É aconselhável esperar o resultado pós-cirúrgico do primeiro olho para depois programar a próxima cirurgia.

 

4. Como a operação é realizada?

O procedimento em si é rápido, levando apenas alguns minutos, utilizando, usualmente, anestésico local em gotas, e o paciente permanece consciente durante a cirurgia. Ocorre a retirada do cristalino acometido, que é substituído por uma lente artificial transparente, denominada lente intraocular. Esta permitirá a passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho, sem interferência, proporcionando uma visão mais nítida.

 

5. Quais os cuidados pós-cirurgia?

Será necessário o uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios durante algumas semanas. Com o avanço contínuo da técnica para esta cirurgia, o procedimento é rápido e seguro, e o paciente não necessitará de internação, podendo ir para casa logo após a intervenção e voltar às atividades rotineiras sem complicações. Certa melhora na visão é percebida de maneira rápida, e ao longo dos dias se torna mais evidente.

 

6. É possível evitar a catarata?

Não existe método concreto que evite esse processo de opacificação do cristalino com o passar da idade. Contudo, alguns comportamentos podem retardar o surgimento da catarata, prolongando a saúde dos olhos. Aconselha-se uma dieta saudável e balanceada; manter outras doenças, caso existam, sob controle; evitar o tabagismo e proteger os olhos com óculos escuros que bloqueiem os raios ultravioletas.

É fato que, principalmente com o envelhecimento, acontecem alterações que costumam comprometer o bem-estar visual. Mas o avanço dos recursos disponíveis para a cirurgia da catarata, desde que realizado por profissionais qualificados, vem garantindo um procedimento seguro, rápido e com resultados muito satisfatórios.

 

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Você pode assistir à nossa pré-consulta gratuita sobre a doença! Uma série de vídeos explicativos sobre catarata, para você ficar por dentro desta condição e saber qual o melhor momento para procurar a opinião do seu oftalmologista.
banner pré consulta catarata
Se você quiser saber ainda mais sobre catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso Guia Definitivo da Catarata e tirar todas as suas dúvidas, ou ainda, agendar uma consulta com um de nossos especialistas em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro!
Dr. Guilherme Quinellato

Dr. Guilherme Quinellato

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários