Confira 6 medidas preventivas contra a catarata

Como prevenir a catarata

A boa saúde dos olhos é uma condição desejável para qualquer pessoa, afinal, dependemos da visão para realizar inúmeras atividades na rotina. Entre as principais doenças que atingem os olhos, a catarata pode surgir em pessoas de qualquer idade e causar danos que vão desde uma pequena dificuldade para enxergar até a perda total da visão.

Embora seja um problema comum, pode ser prevenido com alguns cuidados simples e com a abolição de hábitos ruins. Conheça agora os fatores de risco da doença e ainda 6 medidas preventivas contra a catarata!

Causas e fatores de risco da catarata

A catarata é uma doença que causa a opacidade parcial ou total do cristalino, membrana que funciona como uma lente natural do olho. A partir do momento que surge, ela causa a perda progressiva da visão e, quando em estado avançado, pode resultar em cegueira.

Tratada como uma doença típica dos idosos, a catarata pode surgir em qualquer momento da vida, especialmente quando facilitada por algum fator de risco. Embora seja considerada uma enfermidade preocupante e bastante comum, a catarata tem cura e demanda um diagnóstico rápido para a eficiência do tratamento.

Se você pretende adotar medidas preventivas, precisa antes conhecer as principais causas e fatores de risco da doença:

Álcool e tabagismo

O consumo excessivo de álcool e o tabagismo estão associados com o aumento de casos de catarata. Isso ocorre porque ambas as substâncias diminuem as defesas do organismo, gerando uma condição propícia para o surgimento da doença nos olhos.

Envelhecimento

É considerado o principal fator para desenvolvimento da catarata, visto que os idosos são o grupo mais atingido pela doença. Pessoas mais velhas sofrem com o desgaste da membrana que reveste os olhos, ficando mais suscetíveis aos problemas oculares.

Traumas oculares

Os traumas oculares são causados por quedas e acidentes que atingem a região dos olhos. Situações de risco que envolvem o ferimento de alguma parte do olho podem facilitar o surgimento da doença no futuro.

Cirurgias

Cirurgias para tratamento de outras doenças oculares, como glaucoma ou descolamento da retina são preocupantes para o desenvolvimento de catarata, visto que podem causar traumas no olho do paciente durante os procedimentos.

Outras doenças

Algumas doenças metabólicas também são fator de risco para o desenvolvimento de catarata. É indicado que pacientes diabéticos busquem acompanhamento médico frequente para evitar o desenvolvimento da doença.

Uso de medicamentos

O uso de determinados remédios, especialmente corticosteroides,
pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de catarata. Na necessidade de usá-los, o paciente deve buscar um oftalmologista para acompanhamento.

Medidas preventivas contra a catarata

Conforme os médicos, impedir o risco de desenvolver uma catarata é algo praticamente impossível. Entretanto, algumas medidas preventivas podem, sim, protelar o surgimento do problema. Veja 6 dicas para proteger a visão dessa doença:

1. Manter bons hábitos alimentares

Uma alimentação saudável é condição favorável para a prevenção de inúmeras doenças, portanto, os motivos para você adotar uma dieta balanceada não faltam. Quanto maior a variedade de vitaminas e minerais no corpo, maiores as chances de oferecer o máximo de nutrientes e de energia para o funcionamento adequado do mesmo.

Para prevenir a catarata, opte por alimentos ricos em antioxidantes como frutas, legumes e verduras in natura, especialmente os que contêm as vitaminas C e E. O Omega-3 também é uma substância conhecida por proteger a saúde dos olhos , e está presente na maioria dos peixes de água doce e salgada. Você pode optar pelo consumo do Omega-3 através da sardinha, salmão e atum ou até mesmo por meio de cápsulas que servem como um suplemento da alimentação.

2. Proteger os olhos da luz solar

A luz do sol é prejudicial para a visão e danifica a estrutura protetora dos olhos, o que pode facilitar o surgimento da catarata. Pensando nisso, lembre sempre de usar óculos escuros com proteção ultravioleta antes de se expor ao ar livre. Chapéus e bonés também são acessórios aliados para diminuir o contato direto da luz e dos raios UV com os olhos, portanto, vale a pena levá-los em qualquer passeio diurno.

3. Controlar o diabetes e outras enfermidades

Sabe-se que as pessoas portadoras de diabetes têm maiores riscos de desenvolver a catarata e, sendo assim, devem ter cuidado redobrado com a saúde dos olhos. Para isso, é importante controlar os níveis de açúcar no sangue a fim de evitar problemas com ambas as enfermidades. O consumo de medicamentos com corticosteroides para tratar outras doenças também pode ser um fator facilitador da catarata. Dessa forma, é importante que o paciente busque acompanhamento constante de um médico para identificar e evitar possíveis problemas na visão.

4. Evitar situações perigosas

Tenha cuidado redobrado toda vez que enfrentar situações perigosas que possam gerar danos oculares. Um acidente com energia elétrica — choques — ou quedas podem gerar traumas graves no olho, o que facilita o desenvolvimento de catarata. Alguns profissionais têm contato maior com situações de risco no trabalho, e assim devem usar equipamentos de proteção para evitar ferimentos na região dos olhos.

5. Diminuir o consumo de álcool

Quando consumido em excesso, o álcool se torna uma substância perigosa para todo o organismo, inclusive para a região dos olhos. Dessa forma, a diminuição do uso da bebida pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, o que inclui também a diminuição das chances de desenvolver catarata.

6. Largar o cigarro

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da catarata, e é por isso que a maioria dos médicos indica a abolição do cigarro. A simples diminuição do consumo da substância pode garantir benefícios, embora ainda mantenha o risco maior quando comparado com pessoas não usuárias. Dessa forma, quem quer aproveitar o mínimo das medidas preventivas contra a catarata deve, sim, largar o cigarro de vez.

Além de todas essas medidas preventivas contra a catarata, é fundamental que cada pessoa realize uma consulta periódica ao oftalmologista. Com acompanhamento profissional, o paciente terá mais chances de identificar possíveis problemas que podem afetar a visão em curto ou longo prazo, bem como recorrer a um tratamento adequado e seguro para a saúde dos olhos.

E você, já pratica algum destes cuidados para prevenir a catarata? Deixe seu comentário no post!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Você pode assistir à nossa pré-consulta gratuita sobre a doença! Uma série de vídeos explicativos sobre catarata, para você ficar por dentro desta condição e saber qual o melhor momento para procurar a opinião do seu oftalmologista.
banner pré consulta catarata
Se você quiser saber ainda mais sobre catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso Guia Definitivo da Catarata e tirar todas as suas dúvidas, ou ainda, agendar uma consulta com um de nossos especialistas em nossa clínica, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro!
Dr. Guilherme Quinellato

Dr. Guilherme Quinellato

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários