Olho embaçado após a cirurgia de catarata é normal? Cuidados pós tratamento

Conheça as principais orientações para que a recuperação da cirurgia de catarata seja tranquila

Toda cirurgia exige competência médica, técnica adequada e comprometimento do paciente para recuperação perfeita. Quando a área tratada é a dos olhos, é importante seguir à risca todos os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. Muitos pacientes questionam se é normal ficar com o olho embaçado após a cirurgia de catarata. Para saber a resposta, leia as informações a seguir e descubra o que deve ser feito para que a recuperação seja tranquila.

Por que algumas pessoas sentem o olho embaçado após a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é relativamente rápida. Ela dura, em média, 10 a 30 minutos para ser concluída e conta com anestesia aplicada com colírios fabricados para esse fim. Depois do procedimento, o paciente deve descansar em uma área de recuperação.

O efeito da sedação passa depois de 30 minutos a 1 hora. Assim que a anestesia passar, o médico oftalmologista faz uma avaliação clínica e da alta. A liberação é feita depois de orientações importantes que devem ser levadas à risca até a próxima consulta.

Caso seja necessário realizar o tratamento nos dois olhos, é comum que o cirurgião realize o procedimento em um de cada vez.

O intervalo pode variar de alguns dias a quatro semanas. Tudo vai depender da recuperação e dos cuidados no pós-operatório.

Apesar de ser raro, alguns pacientes podem voltar a sentir o olho embaçado após a cirurgia de catarata.  Essa sensação pode ser efeito do processo de adaptação e a tendência é que ela passe em poucas horas ou dias.

No entanto, em alguns casos, a visão turva pode decorrer de uma certa opacidade da cápsula que envolve o cristalino.

Isso também não é motivo para preocupações e pode ser resolvido por um processo chamado capsulotomia.

O que fazer assim que o médico liberar da cirurgia de catarata?

No dia do procedimento cirúrgico, é importante que você vá até a clínica com um acompanhante. Peça para algum amigo ou familiar para te levar para casa após o procedimento, já que o recomendado é não dirigir.

Os cuidados com o pós-operatório começam logo na saída da clínica. Leve óculos de sol para proteger os olhos da luz e do brilho intenso, mesmo se o dia estiver nublado ou se a cirurgia for realizada no final do dia.

A maioria dos pacientes sai da cirurgia com um protetor de acrílico, que pode ou não estar sobre um tampão de gaze ou esparadrapo. Esse material deve ser retirado após algumas horas, de acordo com as orientações do médico.

paciente sendo preparada para realizar cirurgia de catarata

Veja também: 10 Mitos e verdades sobre a cirurgia da catarata

Cuidados que devem ser tomados nos dias seguintes depois da cirurgia de catarata

Durante a cirurgia de catarata, o médico oftalmologista coloca uma lente intraocular após a retirada do cristalino que estava causando o problema na visão. O grau dessa lente varia de acordo com as necessidades de cada paciente.

Como já dissemos, pode ser que você sinta o olho embaçado após a cirurgia de catarata.  Esse desconforto tende a desaparecer depois de alguns dias, desde que você tome os cuidados necessários para a recuperação e adaptação às lentes.

Use o tampão de acrílico: Esse tampão deve ser usado sempre que você for dormir. Ele serve para proteger o olho nesse período em que a consciência pode estar reduzida. Se você coçar sem perceber, por exemplo, o objeto estará lá para impedir.  

Com o protetor, é possível dormir em qualquer posição. Pode ficar tranquilo! Mesmo se você se mexer para qualquer um dos lados, o acrílico protegerá o olho do contato com o travesseiro ou coberta.

Não coce os olhos: Para algumas pessoas, coçar ou esfregar os olhos é um hábito que tende a ser realizado de forma involuntária. No entanto, é fundamental se monitorar para não fazer isso.

Dê uma pausa nas atividades físicas:  Evite correr, pegar peso e praticar esportes no período determinado pelo médico. Essas atividades podem causar impactos que prejudicam a cicatrização.

Use os medicamentos prescritos: Aplique os colírios e as pomadas receitadas pelo médico e no horário determinado por ele. Eles possuem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias que são essenciais para a recuperação.

Evite piscina e mar: Não entre em piscinas, cachoeiras, rio ou mar durante o período recomendado pelo médico oftalmologista. O contato com o cloro, sal, areia, entre outras substâncias, pode causar inflamações na região operada.

Retome suas atividades com moderação: Seu médico orientará quando é possível trabalhar no computador e assistir TV.  Como isso depende do perfil de cada paciente, é importante seguir as orientações do profissional.

Lembre-se de que é importante consultar o médico caso sinta incômodo, dor ou qualquer outro tipo de sintoma não previsto. Se tudo ocorrer dentro do esperado, não deixe de consultar-se na data determinada pelo profissional.

Olho embaçado após a cirurgia de catarata não é motivo para preocupações. É comum que a visão pareça nublada, embaçada ou distorcida por um tempo. Alguns pacientes, inclusive, se queixam de distorções ou visão ondulada.

Mas esse fenômeno, se acontecer, não costuma durar mais do que uma ou algumas horas.

Ao tomar todos os cuidados no pós-operatório, você terá uma excelente recuperação. Lembre-se de manter a frequência de consultas com o oftalmologista para garantir que seus olhos se mantenham saudáveis. 

A Clínica de Oftalmologia Integrada conta com equipe especializada em cirurgia de catarata. Conte com nossos serviços e atendimentos sempre que desejar ter acesso a domínio técnico e procedimentos de última geração. 

Ricardo Filippo
Especialista em Cirurgia Refrativa a Laser e Ceratocone
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.