Por vezes, não é possível contornar os problemas nos olhos, e a perda da capacidade visual é inevitável. Já em outros casos, uma identificação precoce pode fazer com que esse mal não ocorra e a visão da pessoa pode continuar funcional por muito mais tempo.
Uma das doenças mais comuns mas que pode ser tratada com êxito é a catarata, porém, para isso, é preciso saber identificar os sintomas da catarata de maneira precoce. Saiba, no texto de hoje, quais são os sinais dessa doença e veja quando procurar um tratamento.
Como surgem os sintomas da catarata?
A catarata é um mal que acomete pessoas de todas as idades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é responsável por 51% dos casos de cegueira do planeta. Muita gente atribui esse mal ao envelhecimento, o que realmente aumenta a incidência, porém, ela também pode acontecer com crianças e até bebês e ter diversas outras causas além da idade avançada (como traumas, medicamentos, diabetes, etc).
A lente natural dos nossos olhos chama-se cristalino e pode se tornar opaca, prejudicando a visão. Isso pode ocorrer no centro da lente (chamada de catarata nuclear), nas extremidades (apelidada de catarata cortical) ou até posteriormente (denominada de catarata subcapsular posterior). E é então que os sintomas da catarata surgem.
Quais são os sintomas da catarata de acordo com o seu tipo?
Os diferentes tipos de catarata apresentam sintomas distintos. Veja:
Catarata congênita
Essa catarata é mais incomum nos dias de hoje, devido ao maior acesso das mulheres gestantes ao pré-natal, mas pode ocorrer. Ela pode ser assintomática ou atrapalhar a visão do bebê, o que, como ele ainda não pode se expressar, torna o diagnóstico mais difícil. Por essa razão, é de extrema importância o exame oftalmológico do recém-nascido realizado por um médico oftalmologista.
Cataratas secundária, traumática e de radiação
O desenvolvimento da primeira é associado a algumas doenças como diabetes e glaucoma. Esteroides também podem precipitar seu surgimento. A catarata traumática, como o nome diz, é causada por um trauma, e a catarata de radiação é decorrente de exposições como a de radioterapia.
Para esse grupo de pacientes, os sintomas da catarata é parecido, pois é decorrente da lente turva. Ela inclui:
- Visão nublada, nebulosa, confusa ou com excesso de brilho como lâmpadas ou sol;
- dificuldades para dirigir no período da noite pelo brilho dos faróis dos outros carros;
- mudanças frequentes na prescrição de óculos;
- visão dupla;
- dificuldade na execução de tarefas diárias por problemas de visão;
- e oscilação da visão de perto, apresentando melhorias, mas depois piorando novamente.
É importante lembrar que nem todos os pacientes sentem algo, portanto, o exame anual com um oftalmologista de confiança é primordial para todas as pessoas, em todas as idades.
Esses são os principais indícios e sintomas da catarata, que devem levar as pessoas a se preocuparem com a doença. Se você observar alguém que apresente algo presente nessa sintomatologia, não hesite em avisá-lo sobre a necessidade de procurar um oftalmologista! Se isso for feito nas fases iniciais, a taxa de sucesso no tratamento pode ser excelente e a visão é preservada por muitos anos.
Aproveite para esclarecer suas dúvidas a respeito dos sintomas da catarata nos comentários e compartilhar este post com outras pessoas que possam ter interesse no assunto!
Você tem mais dúvidas sobre a cirurgia de catarata? Comente e confira também nossos outros posts sobre o assunto:
- O que é catarata?
- O que é a cirurgia de catarata?
- 7 dúvidas comuns sobre a catarata
- Como é o pós-operatório da cirurgia de catarata
- A catarata pode voltar?
- Cirurgia de catarata: saiba os 3 principais mitos
- Como funciona a capsulotomia posterior com YAG-LASER?
- Afinal, a catarata pode levar a cegueira?
- 5 fatores que influenciam o surgimento da catarata
- 6 dúvidas comuns a repeito da cirurgia de catarata
- 4 cuidados para evitar as complicações da cirurgia e catarata
- Confira 6 medidas preventivas contra a catarata
- Saiba quais exames devem ser feitos antes da cirurgia de catarata
- Catarata congênita: você sabe o que é?
- Catarata: já existe tratamento com colírios?
- Lentes intra-oculares para catarata: qual escolher?
E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente.