Cirurgia refrativa a laser: Posso precisar de óculos após fazer?

é possível ter que usar óculos após a cirurgia de miopia e astigmatismo a laser

Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é cirurgia nos olhos; uma delas é se é necessário usar óculos após cirurgia refrativa a laser. Descubra isto e mais! 

A visão é um sentido de extrema importância para a maneira com a qual nos relacionamos com o meio exterior. No entanto, é cada vez maior o número de pessoas que sofrem de problemas visuais, por motivos que a ciência ainda discute e pesquisa. 

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são as patologias mais comuns que prejudicam a acuidade visual, reduzindo a qualidade de vida e o conforto desses pacientes. Inclusive, médicos apontam que houve um aumento de casos de miopia durante a pandemia

Por mais que a tecnologia dos óculos e lentes de contato evolua, continua sendo amplamente desconfortável fazer uso desses itens ao dormir, tomar banho, praticar esportes, entre outras atividades do dia a dia. Até mesmo o cuidado com eles é trabalhoso e cansativo.

Para solucionar a questão, a cirurgia refrativa a laser surge como uma alternativa definitiva e prática. Esse procedimento tem uma recuperação considerada tranquila, variando de 3 a 10 dias – com o paciente seguindo todas as recomendações médicas, como fazer o uso de óculos de sol após a cirurgia refrativa, por exemplo.

Porém, muitos se perguntam se é preciso usar óculos após cirurgia refrativa. Quer descobrir a resposta para essas e outras questões? Continue a leitura e descubra!  

Possibilidades retorno do uso de óculos

A cirurgia refrativa a laser é um método extremamente seguro e que pode acabar definitivamente com o inconveniente de utilizar óculos ou lentes de contato. Elas são amplamente eficazes e práticas para livrar o paciente de uma vez por todas do incômodo das ametropias que afetam os seres humanos.

O método pode corrigir até 12 graus de miopia, 4 de astigmatismo e 6 de hipermetropia. O índice de sucesso chega a superar 90%, e essas pessoas não precisarão mais utilizar qualquer outro método corretivo.

Porém, em alguns casos, a cirurgia não é capaz de eliminar erros refrativos ou, então, é necessário fazer o uso de óculos após cirurgia refrativa. Entenda a seguir.

1. Presbiopia

A presbiopia – também conhecida como vista cansada–, é algo que faz parte do envelhecimento natural dos olhos e surge por volta dos 40-50 anos. 

Essa é uma condição em que a lente dos nossos olhos – o cristalino –, perde a elasticidade. Com isso, não conseguimos enxergar com nitidez os objetivos que estão próximos. 

Com menos elasticidade no cristalino, fica difícil focar a luz na retina. Portanto, o ponto de foco fica atrás da retina. Consequentemente, isso faz com que os objetivos pareçam borrados. 

Embora a cirurgia refrativa seja indicada para corrigir a miopia e a hipermetropia, geralmente ela não é realizada para corrigir a presbiopia. 

2. Astigmatismo residual

Quando a cirurgia refrativa é realizada em um paciente que tem astigmatismo, mas a condição não é “corrigida”, chamamos de astigmatismo residual. Isso acontece quando a córnea se cura de forma inesperada. 

Durante o procedimento cirúrgico, o erro de refração é corrigido na superfície anterior da córnea. Caso você tenha uma quantidade grande de astigmatismo, pode ser que a córnea cicatrize de maneira diferente da esperada. 

3. Miopia não corrigida

Quando um paciente tem miopia, significa que a córnea do seu olho é muito curvada ou o globo ocular é muito longo. Com isso, a córnea foca a luz que entra no olho logo antes da retina. 

Essa condição faz com que os objetos distantes pareçam borrados, enquanto os objetos que estão próximos pareçam normais. 

Ao realizar a cirurgia refrativa, pode ser que o cirurgião apenas reduza a miopia, mas não a elimine. Isso pode acontecer se a córnea não tiver a espessura suficiente para remover a quantidade ideal de tecido corneano – como planejado antes da cirurgia. 

Ou seja, para preservar a saúde do olho do paciente e obter o melhor resultado possível, o cirurgião pode optar por apenas reduzir a miopia. 

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia refrativa?

Embora leve de 3 a 10 dias para o paciente ter uma visão mais confortável após a cirurgia e possa retomar as suas atividades, a recuperação total pode ser de até 3 meses. 

Vale dizer que durante a recuperação o paciente pode ter alguns sintomas, como visão embaçada após a cirurgia refrativa. 

Portanto, é muito importante que o paciente tenha esse conhecimento para que não ache que o resultado final do procedimento ocorre logo nos primeiros dias após a cirurgia. 

Além disso, também é muito importante seguir todas recomendações médicas para que a cicatrização da cirurgia ocorra mais rápido e com os melhores resultados. 

O que é preciso para ter esse alto índice de sucesso?

Além de, obviamente, fazer o procedimento com um médico especializado e com experiência na técnica, o paciente precisa ser maior de 18 anos. Isso porque seu problema visual deve estar estabilizado, ou seja, não pode ter aumentado mais de meio grau no último ano ou um grau nos últimos dois.

Uma córnea fina ou com doenças corneanas também são incompatíveis com a cirurgia, bem como outras patologias como o olho seco (xeroftalmia).

Pessoas com doenças autoimunes ou sistêmicas também precisam de atenção especial, pois os resultados dependem do processo de cicatrização. Cumpridas essas questões, qualquer indivíduo pode obter os benefícios desse método.

Sinais de que é necessário voltar a usar óculos

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o paciente precisa voltar a usar óculos após cirurgia refrativa:

  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Objetos que parecem confusos;
  • Dores de cabeça;
  • Apertar os olhos;
  • Fadiga ocular;
  • Visão distorcida;
  • Problemas para ver e dirigir à noite.

Quando procurar um médico?

Embora a cirurgia refrativa possa conseguir ótimos resultados em relação ao fim do uso de óculos, caso os sinais acima surjam após o procedimento cirúrgico – e o período total de recuperação –, é necessário procurar um médico. 

Vale dizer que pode demorar um tempo para que os sinais comecem a surgir. Quando isso acontecer, é crucial que o paciente procure um médico para que ele possa fazer um diagnóstico efetivo. 

Também é importante deixar claro que é extremamente importante que o paciente siga todas as recomendações do oftalmologista enquanto ele estiver se recuperando. Inclusive, visitar o médico conforme a sua orientação. 

Posso precisar de óculos mesmo após a cirurgia?

Quando o pré-operatório é bem-feito e o profissional capacitado, mais de 90% das pessoas que fazem a cirurgia refrativa a laser não precisam mais usar nenhum método corretivo como óculos ou lentes de contato. 

Inclusive, algumas pesquisas apontam mesmo que haja até 98% de sucesso quando tudo é feito da forma adequada.

Porém, até 10% dos pacientes podem não ter uma correção completa e então não ficar com a visão totalmente perfeita. A boa notícia é que, nesses casos, é possível que o médico faça um retoque da cirurgia, caso o grau residual ainda exija a utilização de um método corretivo.

No entanto, isso é amplamente discutido antes pelo médico e seu paciente, pois muitas vezes o valor da ametropia que sobra é tão baixo que não chega a incomodar nem atrapalhar o ritmo de vida da pessoa.

Procure um médico confiável para realizar a sua cirurgia refrativa

Como podemos ver, as chances de você precisar de óculos após cirurgia refrativa a laser são bem pequenas, e caso haja um grau residual e ele ainda te incomode, é possível discutir com seu médico uma nova intervenção (retoque).

O mais importante é saber que a técnica é muito eficaz e segura, trazendo para pessoas que enxergam muito mal uma nova perspectiva. 

Converse com um oftalmologista de confiança e veja se essa é a solução que você buscava para sua visão! Além disso, leia também nosso post sobre como é feita a cirurgia refrativa a laser e saiba mais sobre o procedimento.

Você tem mais dúvidas sobre cirurgia refrativa a laser? Se você está localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e gostaria de marcar uma consulta de rotina, agende um horário com a COI pelo site e tenha um diagnóstico completo feito por nossos especialistas. Agende agora mesmo!

Dr. Mario Filippo

Dr. Mario Filippo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área, clique aqui.

Comentários