4 razões para marcar uma consulta com o oftalmologista hoje mesmo

avaliação periódica da saúde ocular na oftalmologia

Porém, infelizmente, muitas pessoas não dão a devida importância a essa especialidade da medicina, passando vários anos sem sequer fazer uma visita de rotina a um oftalmologista. Para que você entenda como a visita regular a este médico pode ser importante, separamos quatro razões para você ir visitar seu oftalmologista ainda hoje. Vamos ver?

Evitar os efeitos do ambiente na visão

Os nossos olhos são uma das regiões mais sensíveis do corpo, por esse motivo, eles recebem uma proteção exclusiva da pálpebra, dos cílios e das sobrancelhas, evitando ao máximo que algum objeto ou resíduo entre em contato com sua delicada superfície.

No entanto, toda essa proteção natural não é capaz de evitar completamente os efeitos prejudiciais do ambiente em que vivemos. A poluição das grandes cidades consegue agravar os riscos oferecidos à saúde dos olhos, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças simples, como as alergias, até as mais complexas, como a catarata traumática.

Para evitar que os efeitos do ambiente agravem a saúde de sua visão, a visita regular ao oftalmologista é indicada. Assim, esse profissional poderá identificar e diagnosticar o problema, quando ele existir.

Detectar doenças hereditárias e checar a saúde dos seus olhos

Os exames de rotina realizados no consultório do oftalmologista devem acontecer por dois motivos:

  • Garantir a manutenção da saúde dos seus olhos, verificando se todas as suas funções principais estão sendo executadas de maneira correta, sem grandes prejuízos ao organismo ou à qualidade da visão;
  • e identificar e diagnosticar doenças oculares que podem ser hereditárias ou se manifestar ao longo dos anos, com o intuito de começar um tratamento precoce e com melhores resultados.

Essas doenças, como a catarata, o glaucoma e o ceratocone, têm progressão lenta, mas se não tratadas e diagnosticadas podem prejudicar significativamente a qualidade da visão.

Verificar alterações da córnea

Muitas pessoas visitam o oftalmologista com o intuito de corrigir algum grau de alteração na visão, ocasionado por alterações simples ou avançadas no formato da córnea. As alterações da córnea tradicionalmente diagnosticadas são:

  • A miopia (quando existe uma dificuldade em enxergar de longe);
  • a hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto);
  • e o astigmatismo (visão embaçada ou dificuldade de definição).

Qualquer pessoa que apresenta essas ou outras alterações na visão que demandem o uso de lentes corretivas (como o óculos ou a lente de contato), devem visitar o oftalmologista regularmente para verificar o avanço ou a regressão do grau de correção utilizado no seu tratamento.

Se você está sentindo dificuldades para enxergar ou dores de cabeça ao fazer algum esforço com a vista, a visita ao oftalmologista também é indicada para que você possa diagnosticar alguma alteração na visão.

Ajudar a detectar outras doenças

O exame oftalmológico pode ajudar o paciente a identificar outras doenças ou quadros clínicos que ele não imaginaria estar apresentando naquele momento.

Algumas doenças, como a diabetes e a pressão alta, apresentam sintomas oculares que podem facilmente ser identificados por um oftalmologista. A hipertensão, por exemplo, pode danificar os vasos sanguíneos da retina, influenciando a capacidade do olho em formar imagens, enquanto a diabetes pode causar inchaço da lente ocular, também alterando a qualidade da visão.

Essas doenças, a longo prazo, podem ainda desencadear problemas mais graves, como o desenvolvimento de um glaucoma ou de um quadro de catarata.

Depois de ler esse texto, você acredita que talvez seja a hora de visitar um oftalmologista? Conheça o nosso trabalho e tire suas dúvidas através dos comentários!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários