5 curiosidades incríveis sobre os seus olhos

Curiosidades sobe os seus olhos

Os olhos estão entre os órgãos mais complexos do corpo humano. Cada um tem mais de 100 milhões de células sensíveis à luz e, juntos, eles demandam cerca de 65% da atividade cerebral para nos fazer enxergar. Toda essa complexidade cabe em apenas 25 milímetros de comprimento e em 8 gramas que o olho possui como características de tamanho e peso, respectivamente.

Além dessa constituição complexa, o olho causa fascínio a qualquer um que ousa se aventurar e observar os seus detalhes: a forma como a pupila dilata e contrai, e os desenhos ou as cores que dão formato à íris. Sem falar, também, na capacidade que os olhos têm de demonstrar as emoções de uma pessoa, tal como as famosas expressões “brilho nos olhos” ou “sorrir com os olhos”, certo?

Essas são apenas algumas das curiosidades sobre os olhos humanos. A seguir, trouxemos mais um pouco delas para que você possa se deliciar com esse fantástico órgão do nosso corpo. Venha conferir!

1. A incrível velocidade de uma piscada

A maioria das pessoas sabe que os músculos têm muita força e que são capazes de coisas extraordinárias, não é mesmo? Mas, o que provavelmente quase ninguém sabe é que o músculo responsável por fazer o olho piscar é o mais rápido de todo o corpo humano.

Traduzindo essa informação em números, uma piscada dura cerca de 100 a 150 milissegundos. Assim, o olho consegue piscar em torno de 5 vezes em apenas 1 segundo. No geral, os humanos piscam uma média de 17 vezes a cada minuto e mais de 14 mil vezes por dia.

2. A dilatação da pupila no amor

Todos nós sabemos que a pupila se dilata quando a luminosidade do ambiente é baixa e se contrai quando a luz está muito forte. No entanto, o fato da pupila se dilatar quando vemos a pessoa pela qual estamos apaixonados pode ser uma novidade para muita gente.

Apesar de parecer uma história de conto de fadas, essa informação é real! Ao ver a pessoa amada, a pupila pode chegar a dilatar até 45% em relação ao seu tamanho normal.

3. A extraordinária unanimidade da íris

Atualmente, a biometria está sendo cada vez mais utilizada nos sistemas de segurança. Vale tudo para proteger fortunas, documentos secretos ou impedir a entrada de pessoas onde elas não devem!

Para isso, a escolha mais acertada é o scanner da íris. Isso porque a íris humana possui 256 características únicas. Em outras palavras, cada pessoa tem, em sua íris, 256 características diferentes daquelas existentes na íris de uma outra pessoa. Dessa forma, a probabilidade de existir dois indivíduos com íris iguais é praticamente nula.

Só para parâmetro de comparação, as digitais possuem apenas 40 características únicas. Ou seja, a segurança oferecida pelo reconhecimento da íris é muito maior do que aquela oferecida pelas digitais.

4. As semelhanças com os tubarões

Os seres humanos guardam muitas características semelhantes com os animais, em especial com os macacos. Mas, você sabia que a córnea do olho humano é muito parecida com a córnea do olho de um tubarão?

Para deixá-lo ainda mais surpreso, essa semelhança é tão grande que córneas de tubarões já foram utilizadas em cirurgias de transplantes de córnea em humanos! É ou não para ficar de queixo caído?

5. A metamorfose do daltonismo

O daltonismo é muito comum em pessoas do sexo masculino, tanto que 1 a cada 12 homens possui essa alteração na sua visão. Entretanto, uma informação pouco conhecida é que todo bebê, independentemente do sexo, nasce daltônico!

Isso quer dizer que, ao nascer, os seres humanos têm pouca capacidade de distinguir as cores. Por outro lado, essa característica sofre uma verdadeira metamorfose ao longo dos meses! Com o passar do tempo e o amadurecimento da visão, o olho começa a distinguir, e muito bem, uma infinidade de cores.

Um exemplo disso é que, normalmente, o olho humano distingue até 500 tons diferentes da cor cinza. Não é surpreendente?

E aí? Ficou impressionado com essas curiosidades sobre os olhos? Então curta nossa página do Facebook e esteja sempre antenado sobre os diversos assuntos que dizem respeito à nossa visão!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários