Cuidados com os olhos na chegada da primavera: 7 dicas importantes!

previna problemas e doenças oculares e oftalmológicas com a chegada da primavera

Primavera, a estação das flores. E das alergias. Com o fim do inverno, os jardins começam a florir, o tempo continua seco e todo o pólen que se dispersa pelo ar provoca irritação nos olhos de muitas pessoas — geralmente, naquelas que sofrem com asma, rinite e dermatite atópica. Vermelhidão, coceira, inchaço e até fotofobia são alguns dos sintomas mais comuns da chamada conjuntivite primaveril. Mas existem cuidados com os olhos que você tomar para evitar esse problema e aproveitar a beleza da estação. Confira:

Lave os cílios

Lavar os cílios com água ou até mesmo com algum shampoo neutro e hipoalergênico ajuda a eliminar quaisquer partículas que podem ter se depositado neles durante o dia. Isso reduz a chance delas chegarem à conjuntiva e provocarem irritação do olho. Se preferir, coloque compressas geladas sobre os olhos algumas vezes ao dia para ter o mesmo efeito e aliviar os sintomas da irritação.

Mantenha as mãos limpas

Essa dica é muito importante sempre que falamos sobre a saúde dos olhos, principalmente quando estamos na primavera. Mesmo sem percebermos, passamos o dia todo coçando os olhos — o que é um perigo se nossas mãos estiverem sujas. Na primavera, além de se esforçar para inibir esse hábito inconsciente, é importante que você mantenha suas mãos limpas o tempo todo.

Na primavera, evite outros alérgenos

Além do pólen, fumaça, produtos químicos, pelo de animais, poluição e alguns cosméticos contribuem para a irritação da conjuntiva em um quadro de conjuntivite alérgica. O ideal é evitar o contato com todas essas substâncias. Quando as alergias oculares são frequentes, elas podem predispor ao ceratocone, uma doença degenerativa que pode levar à cegueira!

Use lágrimas artificiais

As lágrimas são um mecanismo de proteção, que lavam os olhos e eliminam qualquer micro-organismo ou partícula que tenha caído neles. Se o tempo anda seco e a umidade do ar baixa (comum isso ocorrer na primavera), nossos olhos também ficarão mais ressecados — ainda mais se o seu trabalho envolve passar horas diante da tela de um computador. As lágrimas sintéticas são, portanto, uma boa alternativa que contribui para a limpeza dos olhos.

Use óculos de sol

Quando você estiver em ambientes abertos, use óculos de sol. Esses acessórios funcionam como uma proteção mecânica contra o pólen e as partículas de poeira que são carregadas com o vento diretamente para o seu olho. Além disso, eles reduzem o risco de catarata, pterígioqueimaduras solares!

Limpe a casa adequadamente

Cuidados especiais na hora de limpar a casa são fundamentais na vida de qualquer pessoa com alergia. Na primavera em especial, os ambientes devem ser arejados e receber luz solar direta por, pelo menos, algumas horas por dia. Mofo nem pensar! O recomendado também é não usar vassoura na hora da limpeza, já que esse instrumento acaba levantando mais o pó e piorando o quadro alérgico. Para manter o chão limpo, prefira um pano molhado, que irá retirar toda a sujeira sem levantá-la. Objetos que acumulam pó — como bichos de pelúcia, cortinas e tapetes — também devem ser evitados.

Prepare-se para dormir

Nada de dormir com lente de contato ou de maquiagem! As lentes devem ser higienizadas diariamente e ressecam os olhos quando mantidas por muito tempo, aumentando a irritação. Já a maquiagem, além de poder provocar alergia, contribui para o aparecimento de terçol e até conjuntivite.

Quais cuidados com os olhos você tem tomado durante a primavera? Conte para nós! Deixe um comentário!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente !

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários