Descubra como melhorar a visão com uma boa alimentação

alimentos saudaveis para a visao
A visão é um dos sentidos dos quais mais precisamos para realizar as tarefas do dia a dia. Por essa razão, devemos tomar cuidado, pois ela pode se debilitar com o passar dos anos, já que é diretamente afetada pelo tempo e pelo envelhecimento. Para prevenir a perda da visão, é importante adotar certas medidas para garantir seu bom funcionamento. Se você ficou interessado, aprenda hoje como melhorar a visão através de uma boa alimentação.

A importância da alimentação

Os alimentos ricos em antioxidantes têm um papel muito importante quando o assunto é a preservação da visão. Alimentos abundantes em vitaminas (como a A, C, E e luteína) têm um papel fundamental, pois trabalham combatendo os radicais livres e a oxidação de alguns processos do seu organismo, incluindo a visão.

Vitamina A

Alguns alimentos ricos em betacaroteno se transformam em vitamina A no organismo, trazendo muitas vantagens para quem quer preservar a visão. Alguns exemplos são: cenoura, abóbora, tomate, gemas de ovo e alguns vegetais mais escuros, como o espinafre. Esses alimentos melhoram muito a visão, principalmente durante a noite.
A vitamina A ajuda a proteger a córnea, a parte do olho que transmite e concentra a quantidade de luz que entra. A falta dela, por outro lado, pode fazer com que fique difícil enxergar em locais com pouca iluminação.

Vitamina C

A vitamina C também tem um papel importantíssimo, pois reduz as chances de catarata e preserva a visão. Por isso, invista em alimentos cítricos como laranja, limão e tangerina. Além disso, outras boas opções são: acerola, morango, kiwi e couve-flor.

Vitamina E

A vitamina E é igualmente importante, já que ajuda a prevenir a degeneração macular. Motivo suficiente para fazer parte da sua alimentação, certo? Para garantir esse benefício, você pode optar por alimentos como gérmen de trigo, amêndoas, semente de girassol e azeite de oliva.

Luteína

A luteína é outro alimento interessante quando o assunto é a preservação de doenças oculares. Por isso, consuma folhas verdes (como couve, espinafre e brócolis), assim como milho, abóbora, uva e kiwi.

Outras maneiras de melhorar a visão

Além de ingerir os alimentos ricos nessas vitaminas, você também pode melhorar a visão de outra maneira. Veja alguma delas:
  • Durma bem;
  • Mantenha os olhos sempre limpos e evite tocá-los com as mãos (principalmente quando estiverem sujas);
  • Tome cuidado sempre que for forçar a visão, como na frente da televisão, computador ou celular por muito tempo;
  • Utilize óculos com proteção UVA e UVB;
  • Faça exercícios para estimular a visão. Assim você descansa os olhos e melhora a acuidade visual. Um bom exemplo é segurar a caneta com o braço esticado e, depois de focar no objeto, mover o braço trazendo a caneta para perto do nariz.

Alguns alimentos saudáveis podem fazer bem para a saúde e, de quebra, proteger e melhorar sua visão. Alimente-se bem e desfrute de todos esses benefícios para sua vida e organismo.

E você, conhece alguma outra maneira eficiente de melhorar a visão? Não deixe de compartilhar nos comentários abaixo!

E não deixe de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários