Sente sua vista cansada ao final do dia? Entenda como tratar, aliviar os sintomas e se prevenir dessa condição

Uma mulher em um escritório, olhando para a tela do computador

A vista cansada ou presbiopia é um problema ocular associado ao processo natural de envelhecimento e ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Conheça os sintomas e tratamentos disponíveis para esse problema.

A vista cansada é um problema ocular comum entre pessoas com mais de 40 anos. Também conhecida como presbiopia, essa condição normalmente está associada ao processo de envelhecimento. 

No entanto, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos também tem causado o desenvolvimento do problema ocular em pessoas jovens.

Caso a presbiopia não seja tratada corretamente, seus sintomas podem afetar a qualidade de vida e a rotina dos seus portadores. 

Apesar disso, os sintomas, fatores de risco e tratamentos disponíveis para esse problema ainda são desconhecidos para uma parcela da população. Isso atrasa o diagnóstico da doença e prejudica sua saúde ocular.

Pensando nisso, neste artigo, vamos responder às principais dúvidas sobre esse assunto e explicar como aliviar o desconforto causado pela vista cansada.

O que é vista cansada?

A expressão “vista cansada” é usada para descrever a fadiga ocular ou a sensação de cansaço nos olhos. 

Por conta disso, a pessoa perde a capacidade de focalizar objetos próximos e ainda pode sentir dor, ardência, entre outros sintomas, quando se esforça para enxergar melhor.

Esse problema normalmente é associado ao processo de envelhecimento. Por isso, ele é mais comum a partir dos 40 anos de idade. A estimativa é que até os 50 anos todas as pessoas apresentem algum sintoma associado à fadiga ocular. 

Em função do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, esse problema também já está sendo detectado em jovens entre os 20 e 30 anos de idade. 

Portanto, é importante ressaltar que qualquer pessoa pode desenvolver a vista cansada, até mesmo os míopes. No entanto, indivíduos com miopia tendem a demorar mais para manifestar a presbiopia, já que sua visão de perto costuma ser melhor preservada.

Quais são os sintomas da vista cansada?

O principal sintoma dessa condição visual é a perda da acuidade visual para perto. Isso significa que pessoas que sofrem com a vista cansada têm dificuldade de enxergar objetos próximos. 

Elas também costumam relatar que não conseguem enxergar os pequenos detalhes de uma figura. Na tentativa de enxergar melhor e aliviar o desconforto visual, as pessoas tendem a afastar os objetos do rosto. 

Por isso, a vista cansada também é conhecida como síndrome do braço curto. O nome popular indica como as pessoas se comportam quando precisam usar o celular, ler um livro ou consultar o cardápio do restaurante, por exemplo. 

Para realizar qualquer uma dessas atividades, elas precisam se distanciar dos objetos para enxergar melhor. 

Outros sintomas para ficar atento

Além da dificuldade para enxergar de perto e a síndrome do braço curto, a sensação de olhos cansados também pode ser acompanhada de outros sintomas, tais como:

  • Visão embaçada ou borrada;
  • Dores de cabeça;
  • Desconforto ocular;
  • Ardência e vermelhidão nos olhos;
  • Olhos secos ou lacrimejamento;
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Dificuldade de enxergar em ambientes com pouca iluminação;
  • Fadiga após atividades que envolvam a visão de perto.

As dificuldades associadas a esses sintomas provocam a perda de qualidade de vida e a baixa autoestima, já que esses sinais prejudicam a capacidade da pessoa que sofre com vista cansada realizar atividades cotidianas.

O que causa a vista cansada?

A principal causa da presbiopia é o desgaste natural das estruturas oculares, especialmente do cristalino, que é a lente natural do olho. O cristalino funciona como uma espécie de lente fotográfica, que ajusta seu formato para permitir a melhor focalização de objetos e pessoas, independente da distância. 

Para fazer esse ajuste, os músculos conhecidos como “ciliares” se movimentam e contraem. Quando a pessoa é jovem, esse processo ocorre mais facilmente, já que o cristalino tem uma estrutura mais flexível. 

No entanto, à medida que a pessoa envelhece, essa lente natural se torna mais rígida e inflexível. Como resultado, os músculos ciliares deixam de se movimentar corretamente e a pessoa perde gradualmente a capacidade de ajustar o seu foco.

Os efeitos desse processo de enrijecimento do cristalino começam a aparecer por volta dos 40 anos, idade em que a pessoa começa a desenvolver os sintomas de vista cansada. 

Porém, existem outros fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, tais como o uso excessivo de telas, doenças cardíacas, diabetes, entre outros.

Qual o tratamento indicado para a vista cansada? 

A presbiopia não tem cura, mas existem tratamentos que compensam a dificuldade de ver objetos de perto. Os tratamentos mais comuns para esse problema é o uso de lentes de contato e os óculos de grau

Ambos exercem a mesma função no cristalino, ou seja, fazem com que a imagem se projete de maneira adequada sobre a retina. 

O oftalmologista também pode recomendar a realização da radiofrequência, uma técnica que corrige temporariamente a presbiopia por meio de uma alteração do encurvamento da córnea.

Além dessas opções, o médico pode recomendar a cirurgia refrativa, um procedimento a laser comumente utilizado para corrigir erros de refração. 

Dependendo do caso, o especialista ainda pode recomendar a cirurgia facorrefrativa, que consiste na substituição do cristalino do olho por uma lente intraocular. Esse procedimento é semelhante ao realizado durante a cirurgia de catarata.

Vale lembrar que a definição do melhor tratamento depende dos sintomas e do estágio da doença. 

Por esse motivo, em caso de suspeita de problemas de visão, é fundamental se consultar com o médico oftalmologista e fazer a avaliação necessária para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento correto da condição ocular.

Como aliviar a vista cansada e reduzir o desconforto visual?

Conforme explicado, a vista cansada pode ser uma consequência natural do processo de envelhecimento. Nesse caso, não existe uma forma definitiva para eliminar essa doença. 

No entanto, é possível utilizar algumas estratégias para aliviar a fadiga ocular e o desconforto causado por esse problema.

Confira abaixo algumas dicas para aliviar os sintomas da presbiopia.

Faça pausas regulares

Atividades que exigem concentração e foco visual por longos períodos, como trabalhar no computador, dirigir ou ler, costumam causar a sensação de olhos cansados. 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para aliviar e até evitar esses sintomas é fazer pausas regulares, ou seja, fazer alguns intervalos durante a execução dessas atividades. 

Por exemplo, quem precisa dirigir por várias horas, deve parar em um local seguro, sair do veículo e tirar o foco da estrada por algum tempo. 

Mas se o objetivo é reduzir os efeitos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, o ideal é fazer pausas de pelo menos 10 minutos a cada uma hora de contato constante com a tela. 

Lubrifique os olhos

Ao usar dispositivos digitais, como computadores ou telefones, as pessoas tendem a piscar menos. Na verdade, isso pode ocorrer durante a realização de qualquer atividade que exige foco e concentração por muito tempo. 

Por não piscar com a frequência necessária, quem faz essas atividades tende a desenvolver olhos secos, um dos sintomas associados à vista cansada. 

Para evitar esse problema, é importante se lembrar de piscar os olhos durante a execução dessas atividades. Esse é um dos motivos que explicam a necessidade de fazer as pausas regulares mencionadas anteriormente. 

Durante esse intervalo, a pessoa muda o seu foco de visão, o que geralmente faz o indivíduo piscar mais e lubrificar os olhos.

Outra medida eficiente para evitar os olhos secos é utilizar colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais para manter os olhos úmidos e aliviar a sensação de visão cansada.

Ajuste a iluminação

Ambientes com iluminação muito fraca ou intensa demais podem exigir mais esforço ocular, agravando os sintomas da presbiopia. 

Por isso, é fundamental ajustar a iluminação dos espaços sempre que possível. O ideal é encontrar um meio-termo, garantindo que o ambiente fique bem iluminado, mas evitando luzes muito brilhantes ou muito fracas. 

Além desses cuidados com a iluminação ambiente, é fundamental evitar o brilho excessivo de telas de dispositivos eletrônicos, como smartphones e notebooks. 

O ideal é ajustar o brilho, o nível de contraste e até o tamanho da letra desses dispositivos para tornar seu uso mais confortável.

Descanse

A rotina agitada e cheia de compromissos pode levar as pessoas a negligenciar seu descanso. O problema é que esse estilo de vida normalmente exige muito esforço visual e foco prolongado, além de promover sintomas associados ao estresse, insônia, entre outros problemas.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento da vista cansada. A única forma de evitar os efeitos negativos desses fatores é descansar. 

Isso significa usar o seu tempo livre para cuidar da higiene do sono, dormir bem e priorizar a realização de atividades relaxantes, de preferência aquelas que exigem menos esforço visual.

Faça consultas regulares com o oftalmologista

Fazer consultas periódicas ao oftalmologista é fundamental para monitorar a saúde dos olhos e evitar problemas como a presbiopia. Isso porque esse monitoramento permite o diagnóstico precoce de problemas oculares. 

E quanto antes a doença for descoberta e o tratamento é iniciado, maiores são as chances de sucesso. Assim, a pessoa evita sintomas e desconfortos oculares que podem prejudicar sua rotina e qualidade de vida.

Isso é fundamental para iniciar o tratamento adequado para o problema e aumentar sua taxa de sucesso.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um atendimento especializado? Entre em contato com a equipe da Clínica de Oftalmologia Integrada e agende já sua consulta!

Banner com o botão de agende sua consulta
Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários