As 5 principais causas de doenças nos olhos

Os nossos olhos nos permitem enxergar o mundo como ele é, com suas cores e maravilhas. A nossa visão é protagonista, portanto, devemos protegê-la contra as doenças nos olhos. Sabia que elas podem ser ocasionadas por diversos fatores?

Veja a seguir a lista que preparamos para você com as cinco principais causas de doenças oculares. Confira e saiba como manter a saúde dos seus olhos.

 

O que pode causar doenças nos olhos?

Nossos olhos são delicados, por isso, precisam de proteção e cuidados especiais para que as doenças oculares sejam evitadas. Elas podem afetar pessoas de todas as idades, uma vez que suas causas são diversas, como:

 

1. A idade

Os olhos envelhecem assim como o restante do corpo. Por conta disso, a idade avançada é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças nos olhos. Ao envelhecerem, os olhos sofrem alterações, e são elas que podem desencadear os problemas de visão.

Além disso, alguns fatores têm efeito acumulativo para os olhos, como a exposição ao sol e o uso de tabaco. Com a chegada da idade, as agressões causadas já são expressivas no organismo, afetando a visão.

 

2. A falta de higiene

Diversas contaminações oculares acontecem por causa da falta de higiene. O descuido com os olhos pode acabar resultando em doenças provocadas por vírus e bactérias, como é o caso da conjuntivite.

É importante não levar as mãos sujas aos olhos e deve-se evitar compartilhar toalhas, óculos, maquiagens e outros objetos de uso pessoal.

 

3. O esforço repetitivo

Permanecer muito tempo em frente ao computador, utilizando o tablet ou celular sem piscar também causa doenças nos olhos.

Eles ficam ressecados por não piscarmos e também porque esforçarmos o foco da visão, deixando a vista cansada e suscetível a problemas futuros. Isso exige dos olhos adaptações constantes para manter esse foco, o que cansa a vista e provoca doenças.

 

 

4. As agressões aos olhos

Agentes externos como poeira, fumaça, cigarro, poluição, pólen e produtos químicos agridem os olhos. Esses fatores causam alergias e podem ter um impacto mais profundo na visão, como é o caso da radiação solar.

A exposição prolongada ao sol afeta os olhos assim como a pele. Eles também precisam de proteção para evitar doenças como a catarata, por exemplo.

 

5. Os problemas de saúde

Alguns problemas de saúde podem desencadear doenças nos olhos. Pessoas que sofrem com diabetes, hipertensão, distúrbios da tireoide e doenças cardiovasculares podem ter a visão afetada como resultado dessas doenças.

As condições orgânicas desses indivíduos fazem com que os olhos fiquem mais suscetíveis a desenvolverem a catarata, retinopatia e glaucoma.

 

Como prevenir as doenças nos olhos?

A prevenção contra doenças oculares deve começar o mais cedo possível na vida de qualquer pessoa. Alguns problemas podem ter origem genética, e se diagnosticados logo no começo da vida, o tratamento é mais eficaz e pode evitar sua progressão.

Aquelas causadas pela idade e agressões devem ser prevenidas por meio da adoção de bons hábitos, evitando o uso de cigarro e álcool. Também é importante manter uma alimentação balanceada e nutritiva, para garantir aos olhos os nutrientes que eles necessitam.

Outro fator vital é usar óculos escuros com proteção UV para bloquear a radiação solar. No entanto, é preciso estar atento à qualidade desses óculos. Nem todos aqueles que possuem lentes escuras oferecem a proteção necessária. É essencial adquirir marcas que realmente tenham essa proteção, do contrário, os óculos podem causar as doenças nos olhos em vez de proteger contra elas.

É fundamental tomar cuidado com a higiene dos olhos e fazer paradas regulares ao utilizar o computador, celular e outros, para que a vista descanse por alguns minutos.

E por fim, as visitas regulares ao oftalmologista são valiosas para observar a saúde ocular. Assim, você protege a sua visão mais eficientemente.

Gostou de aprender mais sobre as causas de doenças nos olhos? Então compartilhe essas informações nas redes sociais para que outras pessoas aprendam também!

Se você está localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem alguns dos sintomas que comentamos ao longo texto ou simplesmente gostaria de marcar uma consulta de rotina, agende um horário com a COI pelo site e tenha um diagnóstico completo feito por nossos especialistas. Agende agora mesmo!

Ricardo Filippo
Especialista em Cirurgia Refrativa a Laser e Ceratocone
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre sua experiência na área,
clique aqui.

Posts Relacionados