Saúde dos olhos: como se proteger durante o verão?

como proteger seus olhos no verão

Com a chegada do verão, a maioria das pessoas corre em busca de produtos mais eficazes para proteger a pele do sol e evitar manchas e outras doenças mais sérias, como o câncer. Mas, você sabia que não é só a pele que precisa de proteção?

A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados especiais intensificados no verão, época em que epidemias de conjuntivite e outras irritações por conta do cloro, da água do mar e do sol podem surgir. Por isso, cuidar da saúde dos olhos é fundamental.

No post de hoje, você vai conferir algumas dicas importantes para cuidar dos olhos de maneira adequada e garantir um verão cheio de diversão e saúde para aproveitar todos os momentos. Acompanhe!

Use óculos escuros para manter a saúde dos olhos

Os óculos escuros não fazem parte apenas de acessórios da moda. O item é indispensável para proteger os olhos da radiação solar UVA e UVB.

Mesmo embaixo do guarda-sol, o uso das lentes escuras é altamente recomendado, já que elas evitam o contato direto com os raios solares, prevenindo queimaduras na região e até cegueira temporária. Para reforçar a proteção, conte com o auxílio de bonés, chapéus e procure ficar sempre embaixo do guarda-sol.

Atenção: escolha óculos de boa qualidade, que ofereçam proteção UVA/UVB. Do contrário, o uso do acessório pode prejudicar ainda mais a saúde ocular.

Evite abrir os olhos embaixo d’água

Com as altas temperaturas do verão tropical, as águas das piscinas e mares também tendem ao aquecimento. Em consequência do ambiente úmido e quente, a proliferação de bactérias acaba aumentando nessa época do ano. Por isso, é importante não abrir os olhos durante o mergulho, evitando irritações nos olhos e até doenças como a conjuntivite, bem comum nessa época do ano.

Mantenha o protetor solar longe dos olhos

Apesar de ser essencial para proteger a pele diariamente, o protetor solar deve ficar longe da região dos olhos. Com o calor, o suor pode levar o produto para a região ocular, causando irritação. A dica para proteger a área é usar um protetor em pó compacto exclusivo para as pálpebras.

Use um colírio para lubrificar o globo ocular

A areia das praias pode entrar em contato com os olhos e causar irritações ou, no caso das piscinas, o cloro presente na água também pode surtir um efeito semelhante, deixando os olhos sensíveis e lacrimejantes. Para evitar essa sensação, aplique um colírio lubrificante indicado pelo seu médico logo após frequentar esses locais.

Lave bem as mãos antes de tocar os olhos

O verão é uma época propícia a bactérias, por conta da temperatura adequada à sua reprodução. Por isso, evite tocar ou coçar a região dos olhos quando estiver na rua. Antes de lavar o rosto ou aplicar o colírio, lave bem as mãos com sabonete para evitar levar bactérias que possam causar conjuntivite ou qualquer outro tipo de irritação.

A saúde dos olhos pode ser mantida no verão com atenção e alguns cuidados, entre eles, evitar o contato direto das mãos sem lavá-las antes, usar óculos escuros e produtos específicos para manter a região sempre lubrificada e protegida dos raios solares. Basta seguir as dicas acima e ficar pronto para aproveitar o verão com saúde!

E então, já checou se você tem tudo o que precisa para proteger seus olhos das doenças do verão? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude também seus amigos na proteção dessa área!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente!

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários