Sintomas da Cegueira, quais os principais e o que deve ser feito

imagem das pernas e bengala de uma pessoa com deficiência visual caminhando no parque

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 75% dos casos de cegueira no mundo podem ser prevenidos ou tratados se a causa for descoberta antes do surgimento dos primeiros sintomas

Os sintomas da cegueira estão relacionados a uma condição que decorre da perda de habilidade de enxergar. Dependendo da causa, a perda de visão pode ser classificada em reversível ou irreversível.

Se você deseja conhecer sobre os fatores que levam a essa condição, leia as informações a seguir. Nós selecionamos 5 doenças oculares que são responsáveis e que podem causar cegueira se não forem tratadas corretamente.

Principais causas da cegueira

Antes de falar sobre o que causa os sintomas da cegueira, temos que reforçar a importância das consultas regulares com o médico oftalmologista. O acompanhamento do profissional e os exames de rotina são as melhores formas de prevenção.

Lembre-se de que a visão é um dos importantes intermediários entre as pessoas e o mundo ao redor e, portanto, seus olhos devem ser tratados com todo cuidado. Dito isso, podemos partir para a descrição das doenças oculares que mais causam cegueira.

Degeneração macular relacionada com a idade (DMRI)

A DMRI é uma doença ocular responsável por criar lesões ou desgaste na região central da retina, área denominada mácula. Nesse caso, os sintomas da cegueira surgem com a visão embaçada e a percepção de uma mancha central escura.

Existem dois tipos de DMRI: seca e úmida. A primeira causa perda da visão lenta e gradual e decorre do envelhecimento e afinamento da mácula. Já a úmida causa cegueira rápida por conta de um processo de neovascularização na área da mácula.

Uma das causas é a exposição à radiação UV. Por isso, usar de óculos de sol apropriados ajuda na prevenção. Pelo fato de a DMRI estar relacionada ao envelhecimento, é importante adotar um estilo de vida saudável.

Glaucoma

O glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular. Essa doença dificulta a drenagem do humor aquoso, líquido que circula dentro do olho, impedindo que o nervo ótico envie as informações da imagem para o cérebro.

Um dos problemas do glaucoma é que ele é silencioso e, quando os sintomas da cegueira, como perda de visão periférica e visão turva aparecem, ele já se encontra em estágio avançado.

Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com o uso de colírios apropriados, laser e em último caso cirurgias. A melhor forma de prevenir é manter a rotina de exames e consultas.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética surge do aumento de concentração de glicose no sangue. Ela causa alterações nos vasos sanguíneos da retina e sangramento no local. Um dos sintomas da cegueira ocasionados por essa doença é a visão embaçada.

Além disso, ela causa percepção de manchas, perda de campo visual periférico ou central e descolamento de retina. Para evitar, é importante controlar a ingestão de açúcar e fazer o mapeamento de retina na frequência determinada pelo médico.

Além disso, é importante realizar o controle periódico da glicemia. Pessoas com diabetes devem estar ainda mais atentas à saúde ocular e fazer os exames preventivos com frequência.

Descolamento de retina

O descolamento de retina pode ser causado por traumas, inflamações e uma série de doenças oculares. Entre os principais sintomas estão a visão turva e embaçada, percepções de luzes e faíscas no campo visual, moscas volantes e cegueira súbita.

Vale dizer que essa condição é uma emergência oftalmológica e, portanto, deve ser tratado o mais rápido possível. Para evitar, é importante usar equipamentos de proteção adequados e manter a regularidade de consultas e exames.

raile inglês tradutor

imagem de duas mulheres, um jovem e outra idosa, encostando os seus rostos

Leia também: 4 doenças oculares que podem causar cegueira

Catarata

A catarata é causada pelo envelhecimento do cristalino, que fica opaco e impede a passagem de luz para a retina. Mesmo com diversas possibilidades de tratamento, ela é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Os principais sintomas são perda da acuidade visual, incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, visão dupla, embaçamento e dificuldade de ver cores. A boa notícia é que a cegueira costuma ser reversível na maioria dos casos.

O que acontece quando alguém perde a visão de repente?

A cegueira repentina pode ser causada por diversos fatores. Um deles é uma doença chamada arterite temporal. Nesse caso, os sintomas são parecidos com os de enxaqueca e os pacientes relatam uma sensação de compressão no cérebro.

Caso você sinta dor de cabeça repentina, dor no couro cabeludo, e dor na mandíbula ao falar ou mastigar, procure um médico neurologista, angiologista ou reumatologista e agende uma consulta com seu oftalmologista.

O acompanhamento multidisciplinar vai garantir um diagnóstico mais assertivo e promover o início do tratamento em tempo hábil. Não subestime os sintomas da cegueira.

Conte com a Clínica de Oftalmologia Integrada para manter a saúde dos seus olhos sempre em dia. Nossa equipe especializada em doenças oculares que causam cegueira está à sua disposição para oferecer os melhores tratamentos. 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários