Mitos e verdades: descubra se usar óculos pode viciar!

o uso constante dos óculos pode viciar

Uma das dúvidas mais comuns relatada pelos pacientes nos consultórios de oftalmologia diz respeito ao uso de óculos: vicia ou não? Por incrível que pareça, muita gente ainda acredita que, uma vez que se começa a usar esse acessório, a vista passa a piorar de tal forma que nunca mais se poderá viver sem ele. Mas será que isso é mesmo verdade? O uso de óculos realmente vicia? Pois é o que vamos responder no post de hoje. Então não deixe de conferir:

Como os óculos funcionam?

Para entender direitinho se os óculos viciam ou não, vamos revisar rapidamente como esse acessório funciona. Ao diagnosticar a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo, que são os erros de refração mais comuns, o oftalmologista quer dizer que a lente natural do seu olho, denominada de cristalino, não consegue gerar uma imagem perfeita sobre a retina, criando a imagem embaçada que o impede de ler ou identificar objetos com a clareza ideal.

E é aí que entram os óculos, a fim de corrigir esse erro, funcionando meramente como uma lente extra que fará com que a imagem gerada se forme perfeitamente sobre a retina, consequentemente melhorando a visão. Se você retira o óculos, sua visão volta a ser embaçada.

Usar óculos pode viciar?

A resposta para essa pergunta é simples e direta: não! Como os óculos não alteram em nada a estrutura do seu olho e o funcionamento do seu organismo, não há como gerar qualquer dependência.

O que se observa é que, no entanto, ao terem a visão corrigida, os pacientes automaticamente se sentem mais confortáveis, passando a buscar pelos óculos com maior frequência. Isso significa apenas que o paciente prefere ter a visão perfeitinha do que se manter com a vista embaçada, não tendo qualquer relação com vício.

Mas a vista não vai piorando com o uso dos óculos?

Isso também é um mito, mas que apresenta um fundo de verdade. O que acontece com o tempo é o surgimento da presbiopia, também conhecida como vista cansada. Mas esse é um processo natural do envelhecimento, por meio do qual a visão vai piorando à medida que o cristalino se enrijece e perde a capacidade de focalizar os objetos que estão mais próximos.

A presbiopia começa a surgir por volta dos 40 anos, sendo que, no final dessa década de vida, estima-se que praticamente todas as pessoas apresentem vista cansada, seja em um grau mais leve ou mais grave. Dessa forma, a vista vai mesmo piorando com o tempo, mas não tem absolutamente nada a ver com o uso de óculos.

Posso usar os óculos sem medo então?

Não só pode como deve! O uso dos óculos corrige a visão e permite que você volte a realizar suas atividades normalmente, sem precisar de ajuda e sem medo de confundir alguma letra ou de não reconhecer alguém na rua. Os óculos vão inclusive reduzir alguns sintomas, como dor de cabeça e tontura, que você pode ter por problemas de vista.

Se seu grau for pequeno, pode até ser que você se vire bem sem os óculos, mas em momentos que requerem maior concentração e maior tempo de leitura, ou em horários em que a visão já é normalmente mais prejudicada, como à noite ou durante a chuva, não deixe de tirar os óculos da bolsa!

E então, gostou do nosso post? Tem mais alguma dúvida sobre o uso de óculos? Deixe um comentário e compartilhe seus questionamentos conosco!

E não deixe de consultar seu oftalmologista de confiança regularmente !

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários