Vitamina para os olhos: Por que uma dieta balanceada é importante para manter a saúde ocular

imagem ampliada de um olho humano de cor azul e verde

A saúde dos olhos é um ponto importante e precisa de atenção para evitar problemas 

Os alimentos são os combustíveis do corpo humano. As vitaminas contidas neles são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. Se desejamos aumentar  nossa saúde, devemos manter uma boa dieta alimentar. 

Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitamina para os olhos.  Esses alimentos previnem  doenças, como a degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e até mesmo a catarata. 

Nossos olhos dependem da ingestão de vitaminas para manter seu bom funcionamento. Através delas, o corpo produz antioxidantes capazes de combater os radicais livres que deterioram a vista. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que devo comer para melhorar a visão?

  • Vitamina C: alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola, kiwi, entre outros, inibem a progressão da catarata devido às propriedades antioxidantes presentes. Eles também  atuam no combate à ação dos radicais livres impedindo a oxidação do cristalino do olho.
  • Vitamina A: o betacaroteno presente na cenoura se transforma em vitamina A no nosso corpo, fornecendo antioxidantes essenciais para a prevenção da degeneração macular.
  • Vitamina E: a vitamina E também possui propriedades antioxidantes, tornando-se assim, obrigatória no nosso cardápio. É encontrada em alimentos, como leite e derivados, amendoim, amêndoa, castanhas, óleo de girassol, abacate, entre outros.
  • Vitamina D: a principal fonte desta vitamina são os raios solares. Mas ela também está presente nos peixes e nos derivados do leite e seu efeito benéfico combate à vermelhidão e coceira nos olhos.
  • Zinco: o zinco apresenta altas concentrações naturais nos olhos, agindo principalmente nos neurotransmissores da retina que melhoram a visão noturna. Ele pode ser encontrado em alimentos, como moluscos, crustáceos, carne de boi, porco e frango.
  • Ômega-3: ômega 3 ajuda na lubrificação dos olhos, evitando o rompimento de vasos e inflamação da retina. Pode ser encontrado em peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum. 
  • Ômega-6: tem um papel semelhante ao ômega-3, que consiste no combate e na prevenção da síndrome do olho seco. É encontrado nos óleos vegetais, nos ovos e em sementes.
  • Cobre: está presente nos cereais integrais, nas frutas secas, nas nozes, nas ostras e nos mariscos. Sua função é evitar a morte de células no fundo do olho e a degeneração macular.
  • Alimentos que oferecem vitamina para os olhos

Aprenda mais: Como cuidar dos olhos, 07 dicas para manter a saúde ocular em dias

Já que o assunto é vitamina para os olhos, é importante escolher os alimentos que irão nos proporcionar os nutrientes necessários para a saúde da nossa visão e estrutura ocular.

Uma dieta balanceada significa uma dieta com ampla variedade de alimentos. Uma boa opção é agrupar o cardápio por cores, que indicam a presença de nutrientes em comum. Confira algumas dicas: 

  • Amarelo ou laranja: alimentos como pimentão, mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora, reforçam as defesas por serem ricos em betacaroteno e vitamina C. Participam na ação do colágeno, assim como combatem a oxidação dos tecidos, causada por radicais livres. 
  • Verde: abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis e kiwi, além de serem ricos em vitaminas, possuem clorofila. Este nutriente é um importante energético celular, responsável também pela proteção do cristalino.
  • Branco: a banana, batata, couve-flor e feijão branco são fontes de potássio e cálcio. Eles contribuem para a saúde da musculatura que compõe o globo ocular.
  • Vermelho: pimentão vermelho, tomate, morango, melancia e goiaba possuem antioxidantes que ajudam a prevenir o desgaste das estruturas do olho.

Sabemos que muita gente adoraria que as comidas consideradas “deliciosas”, como os famosos fast-foods, frituras e industrializados, atendessem as propriedades nutricionais necessárias para a manutenção de nossa saúde.

No entanto, a realidade é diferente, e nos confirma diariamente que, para termos uma ingestão suficiente de nutrientes, precisamos estar sempre atentos ao que acrescentamos no nosso cardápio.  Por isso, evite  o consumo de açúcares, farinha branca e gordura.

Experimente criar cardápios mais coloridos  e use a criatividade para preparar receitas ricas em vitamina para os olhos. Lembre-se de manter a consulta regular com seu oftalmologista e apostar cada vez mais em hábitos saudáveis. 

 

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários