Entenda porque é tão importante cuidar dos seus cílios!

aprenda a cuidar de seus cílios da maneira correta

A saúde dos cílios passa despercebida a maior parte do tempo. Esses pelinhos na ponta das pálpebras são essenciais para o bem-estar dos olhos, protegendo-os de poeira, insetos e outros objetos. O que muita gente não sabe é que eles podem sofrer com algumas doenças. Caspa, infecções e cicatrizes são só alguns dos problemas que podem afetar essa região do nosso corpo se não tivermos alguns cuidados especiais. Quer descobrir quais atitudes você deve tomar e qual a importância delas para a saúde dos cílios? Confira este post:

Escove os cílios

É isso mesmo! As escovas próprias para cílios ajudam a mantê-los fortes e saudáveis, favorecendo o crescimento. O movimento deve ser sempre da raiz para as pontas e pode ser acompanhado de algumas gotas de óleo de ricino ou óleo de amêndoa para hidratar os fios.

Lave os cílios

O frio, o alto consumo de gordura e até mesmo o estresse podem provocar o surgimento de caspas nos cílios. Para combater e prevenir essa condição, recomenda-se lavar os cílios diariamente com água ou produtos hipoalergênicos, como shampoo de bebê.

Retire a maquiagem

Se você gosta de usar maquiagem, deve sempre se lembrar de retirá-la antes de ir dormir. No final do dia ou depois da festa, sempre bate aquela preguiça, não é mesmo? Mas esse passo é essencial para a saúde da sua pele e dos seus cílios, prevenindo até infecções como o terçol. Prefira os demaquilantes hipoalergênicos para não correr o risco de irritar o olho e aplique-os com a ajuda de um pedacinho de algodão. Só não pode esfregar com muita força, porque isso pode acabar danificando os cílios.

Hidrate os cílios

Da mesma forma que os cabelos precisam de hidratação, os cílios também gostam de receber esse tratamento. Mas não se preocupe, pois não é necessário ir ao salão para hidratá-los intensamente. Basta aplicar um pouquinho de vaselina, azeite de oliva, óleo de amêndoas ou qualquer outro produto natural comumente usado em hidratações na pontinha de um cotonete e daí transferir o produto para cílios, suavemente.

Escolha bons produtos

Sempre que aplicar qualquer coisa nos cílios, opte por produtos de qualidade. Produtos muito baratos podem enfraquecer os fios e provocar sua queda. É sempre importante também ficar atento à limpeza dos objetos, para que não ocorra a transmissão de infecções como a conjuntivite.

Use óculos de sol

Já ouviu falar que os produtos para o cabelo devem ter protetor solar, principalmente durante o verão? Pois é, os cílios também são sensíveis à radiação não sendo aconselhável expô-los ao sol por muitas horas. Para protegê-los, então, é bom apostar em bons óculos de sol, que ofereçam proteção UVA e UVB.

Tenha uma dieta equilibrada

Uma dieta rica em frutas e vegetais dá ao organismo todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para funcionar bem, permitindo o crescimento de fios fortes e saudáveis — tanto na cabeça quanto nos cílios.

Evite doenças oftalmológicas

Algumas conjuntivites, em particular a causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, podem danificar o tecido do olho e provocar pequenas cicatrizes deformantes. Essas cicatrizes podem inverter a pálpebra, fazendo com que os cílios toquem a córnea e acabem lesionando-a. Isso pode, inclusive, causar cegueira!

Procure um médico

Para quem sofre de hipotricose, uma redução da quantidade ou da qualidade dos fios em todo o corpo, pode ser necessário o uso de um medicamento para promover a saúde dos cílios. A bimatoprosta é a substância mais usada, atuando diretamente no folículo piloso para gerar o crescimento do fio.

O que você achou dessas dicas? Deixe um comentário contando para a gente qual é a sua opinião!

E não se esqueça de consultar o seu oftalmologista de confiança regularmente !

Dr. Ricardo Filippo

Dr. Ricardo Filippo

CRM: 5281096-7 | RQE: 17512. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários