Uso de lentes de contato: 6 mitos desvendados!

Saiba os principais mitos sobre lentes de contato


Desde 1930, as lentes de contato são usadas para corrigir defeitos da visão — como a miopia,astigmatismo e a hipermetropia — e passaram por diversos aperfeiçoamentos, se tornando mais confortáveis e eficazes. Porém, muitas pessoas não entendem totalmente o funcionamento e os cuidados necessários para o uso das lentes. Para esclarecer de uma vez por todas os principais mitos relacionados às lentes de contato, leia este artigo!

As lentes de contato são desconfortáveis

As lentes de contato modernas são macias e confortáveis. E a adaptação é simples: nos primeiros dias, é comum ocorrer lacrimejamento e sensação de incômodo nos olhos, mas esses sintomas desaparecem rapidamente.

As lentes não podem ser usadas por adolescentes

Adolescentes e até mesmo crianças — se tiverem responsabilidade e forem orientadas corretamente — podem usar lentes de contato para corrigir problemas de visão, afinal, não existe uma idade mínima para o uso das lentes. As lentes podem aumentar a austoestima de crianças e adolescentes e dar a eles mais liberdade para praticar esportes sem a preocupação de quebrar os óculos.

As lentes devem ser higienizadas apenas com soro fisiológico

Atualmente existem soluções destinadas à higienização das lentes de contato, com substâncias específicas para remover as impurezas e evitar a proliferação de microorganismos. O soro fisiológico apenas hidrata as lentes e não conta com agentes antimicrobianos ou agentes de limpeza.

Além disso, o frasco do soro oferece um alto risco de contaminação, podendo causar consequências graves à saúde ocular. As lentes devem ficar imersas nas soluções de limpeza por toda a noite, e o estojo onde elas são guardadas também deve ser limpo e trocado a cada 6 meses.

As lentes de contato podem ficar presas nos olhos

As lentes de contato não ficam grudadas nos olhos. Para removê-las, basta seguir as orientações do oftalmologista, lembrando-se de lavar bem as mãos e manter as unhas curtas. Mesmo que as primeiras trocas sejam difíceis, com paciência é possível remover as lentes sem sentir dor ou incômodo.

Idosos não podem usar lentes de contato

Não existe nenhuma contraindicação para o uso de lentes por idosos. As lentes de contato, sejam elas comuns, bifocais ou monofocais, podem trazer várias vantagens ao público maduro, como:

  • Evitam a necessidade de colocar e tirar os óculos para ler;
  • Os materiais das lentes modernas não oferecem desconforto ou incômodo, mesmo que a pessoa apresente sintomas de olho seco.

Lentes de contato causam infecções oftalmológicas

Os casos de infecções nos olhos relacionados ao uso de lentes decorrem de má higiene na hora de troca, especialmente na questão da limpeza das mãos. Tomando os cuidados necessários com a conservação e limpeza das lentes, o risco de infecção é mínimo.

As lentes de contato são uma opção de custo acessível e de uso prático, especialmente para pessoas com grau muito alto em apenas um dos olhos, ou para pacientes de cirurgia de catarata. Portadores de miopia, hipermetropia e astigmatismo também podem se beneficiar do uso das lentes.

Porém, pessoas que apresentem alergias no olho ou alterações nas pálpebras ou na córnea devem evitá-las para não agravar esses problemas. Com os cuidados recomendados pelo oftalmologista, o uso das lentes de contato é seguro, confortável e prático, com benefícios para a correção da visão e para a autoestima do usuário.

Você ainda tem dúvidas sobre as lentes de contato? Deixe sua pergunta nos comentários!

E não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente !

Drª. Amanda Straub

Drª. Amanda Straub

Graduada em Medicina pela Faculdade Souza Marques. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Veja informações sobre sua experiência na área.

Comentários