Diferenças entre calázio e terçol: conheça as principais

calázio e terçol saiba tudo

Embora pareçam iguais, existem algumas diferenças entre calázio e terçol; entenda quais são elas para saber qual é o tratamento mais adequado a seguir em cada situação

É comum que todas as lesões que acometem as pálpebras sejam chamadas de terçol. No entanto, existe outra doença chamada calázio que tem sinais clínicos e tratamentos distintos do terçol. Mas, afinal, quais são as diferenças entre calázio e terçol

Um calázio se desenvolve quando uma glândula de óleo está bloqueada, o que provoca um inchaço vermelho na pálpebra. Já um terçol pode se desenvolver por causa de infecções bacterianas, e surge onde os cílios começam ou sob a pálpebra.

Embora pareçam iguais, essas doenças possuem suas próprias características e indicações de tratamentos. 

Por esse motivo, é importante entender quais são as diferenças entre calázio e terçol e entender quando procurar um médico. Continue a leitura do nosso artigo para entender melhor sobre cada uma dessas patologias! 

O que é calázio e terçol 

Calázio e terçol são conhecidos como caroços que aparecem ao longo da borda ou no meio da pálpebra. Embora eles sejam dolorosos e desagradáveis, raramente são prejudiciais e não afetam a visão. 

Geralmente, esses caroços desaparecem por conta própria, mas há alguns casos em que é necessário realizar algum tipo de tratamento indicado por um oftalmologista. 

É comum que as pessoas se confundam e não saibam se estão com calázio ou terçol. Isso acontece principalmente porque o terçol é muito mais conhecido do que o calázio, além do fato das patologias serem semelhantes. 

Principais diferenças entre calázio e terçol 

Para que você entenda quais são as principais diferenças entre calázio e terçol, é importante que saiba quais são as causas de ambas condições. 

Quais são as causas do terçol?

O terçol, também conhecido como hordéolo, é o entupimento das glândulas Zeis e Mol, localizadas na pálpebra. Elas são responsáveis por produzir uma das secreções que compõem a lágrima.

Com a oleosidade da pele aumentada na região, o excesso de poeira do ambiente, uso de maquiagem e a falta de limpeza adequada, elas podem obstruir e acumular líquidos. 

Esse tecido inflamado torna-se um ambiente propício para bactérias, especialmente estafilococos, que infeccionam o local, provocando o terçol.

Quais são as causas do calázio?

O calázio acontece quando há acúmulo de gordura nas Glândulas de Meibômio. Ocorre um bloqueio na saída da secreção dessas glândulas, especialmente quando a gordura é espessa. 

Não há colonização por bactérias, sendo uma doença inflamatória não infecciosa.

O que tem dentro de um calázio? 

Muitas pessoas costumam se confundir sobre o que tem dentro de um calázio, quando, na verdade, ele é apenas cheio de líquido. 

Geralmente, ele costuma ter entre 2 e 8 mm, e possui o aspecto de “caroço na pálpebra”. 

Como diferenciar terçol e calázio? 

Portanto, podemos dizer que a principal diferença entre essas duas doenças oculares é que o terçol é uma lesão infecciosa, gerada por bactérias. 

No caso do calázio, trata-se de uma inflamação que ocorre devido à obstrução do canal de saída de uma glândula sebácea. 

Como identificá-los

Inicialmente, pode ser difícil identificar se você está com um terçol ou calázio sem saber quais são os seus principais sintomas — falaremos sobre eles adiante.

No entanto, a primeira questão a ser observada é que, normalmente, o terçol surge mais próximo aos cílios. Já o calázio surge na pálpebra. 

É importante deixar claro que, no caso do calázio, uma glândula mais profunda pode ser atingida. Isso pode fazer com que ocorra o desenvolvimento de um caroço cronicamente inflamado, chamado “granuloma”. Se isso acontecer, as chances do problema ocorrer novamente são grandes. 

Se o calázio surgir com frequência, é muito importante investigar quais são as causas — com um oftalmologista — para que isso esteja acontecendo. 

Sintomas do Calázio e tratamentos, cirurgia 

A seguir, confira algumas questões importantes sobre os sintomas, tratamentos e possibilidade de cirurgia para calázio e terçol. 

Quais os sintomas do calázio?

Os sintomas mais comuns do calázio são o inchaço local, principalmente na pálpebra superior, mas pode acontecer na inferior de forma menos frequente. Além disso, pode acometer somente um dos olhos ou ser bilateral.

A pele em torno da lesão pode apresentar eritema e maior sensibilidade ao toque. A dor é comum, mas de intensidade menor que a do terçol.

Outros sintomas que podem aparecer são:

Qual o tratamento para o calázio?

O tratamento é feito com medidas não medicamentosas, como compressas mornas. Em geral, corticoides e anti-inflamatórios não são prescritos, podendo variar para cada paciente de acordo com a gravidade.

O que acontece se não tratar o calázio? 

O calázio tem evolução autolimitada em algumas semanas. A menor parte dos pacientes apresentará reincidência, sendo necessária uma avaliação médica oftalmológica para a cirurgia de desobstrução do ducto da glândula.

Sintomas do Terçol e tratamentos 

Agora, entenda as questões importantes sobre os sintomas e tratamentos para terçol.

Quais são os sintomas de terçol?

O terçol, por se tratar de uma inflamação, apresenta os sinais flogísticos, ou seja, vermelhidão (eritema), inchaço (edema), calor e dor na borda da pálpebra acometida. 

Pode haver fotofobia e sensação de corpo estranho no local edemaciado. Com a evolução do terçol, em alguns dias pode haver liberação da secreção que estava contida nas glândulas.

Mas, será que o terçol passa para outras pessoas? Não, o terçol não é uma doença contagiosa e costuma sumir em alguns dias. 

Qual o tratamento para o terçol?

Geralmente, o terçol também tem uma evolução autolimitada, ou seja, ele melhora sem a necessidade de um tratamento específico, drenando a secreção e melhorando a dor. Quando se trata de como desinflamar terçol, é possível utilizar compressas mornas para ajudar com a drenagem.

Em raros casos pode ser necessário realizar algum tipo de microcirurgia para drenar a secreção e retirar a glândula. Por isso, lembre-se que é sempre importante procurar um oftalmologista para obter melhores resultados no tratamento.

Quando procurar um médico 

A procura por um oftalmologista deve acontecer, pelo menos, uma vez por ano para que a saúde dos olhos seja verificada. 

No entanto, ao identificar qualquer sinal de doença nos olhos, seja algo relacionado a visão ou o surgimento de algum caroço, é importante procurar um médico quanto antes. 

Embora o calázio e o terçol, geralmente, não sejam doenças perigosas e que somem em poucos dias, é importante falar com um oftalmologista para entender o que realmente está acontecendo. 

Além disso, caso as patologias ocorram com frequência, principalmente no caso do calázio, é essencial descobrir o porquê disso ocorrer. 

Esperamos que, ao final da leitura, você tenha compreendido melhor quais são as diferenças entre calázio e terçol, quais são seus sintomas e tratamentos. 

Não esqueça de visitar o seu oftalmologista de confiança regularmente! Se estiver em busca de uma Clínica Oftalmológica no Rio de Janeiro, agende a sua consulta na COI e venha tirar todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas! 

Dr. Andre Cezar

Dr. Andre Cezar

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA. Durante sua vida acadêmica, participou de dezenas de congressos e simpósios, no Brasil e no exterior, e ministrou diversas aulas sobre Oftalmologia. Para mais informações sobre minha experiência na área, clique aqui.

Comentários